A carta do dia
Dentro
A mulher que aparece nesta imagem mostra um ligeiro sorriso em seu rosto. Na realidade, simplesmente as observa, como se estivessem em circulação rotatória ou ondas na superfície de um poço. E as travessuras da mente resultam, inclusive, em algo divertido: saltam pra cima e para baixo e dando voltas de mil maneiras tratando de captar tua atenção e de meter-se em um jogo. Desenvolver o dom de desapegar-se da mente é uma das bençãos maiores que há . Realmente é o miolo da meditação. Não se trata de cantar um mantra ou de repetir uma afirmação, e sim, simplesmente observar, como se a mente pertencesse a alguém diferente. Agora esta pronto para tomar essa distância e observar o espetáculo sem cair atrapalhado na obra. Abandona a simples liberdade de "ir para dentro" cada vez que pode, e irá atraindo o "tranquilo", a meditação cada vez mais e melhor, diz Osho!
Ir para dentro, não é para mudar de direção, não é pra um " ir" de um lado para o outro, correndo e perseguindo a si mesmo, dentro de mundo cheio de diferenças e caos. Trata-se justamente de não precisar mais correr e olhar as coisas externas com um olhar de observação para depois caminhar com segurança e tranquilidade em direção à tudo o que você deseja e precisa para continuar evoluindo.
É preciso ser como essa mulher da figura, que tem consciência do jogo que a mente cria, quando age como se houvesse ali uma reunião de várias de si mesma, com opiniões e direções diferentes, é preciso ouvir sim, mas é preciso se separar delas todas no momento das decisões, é preciso não chamar a esse processo de loucura, embora muitas vezes se parecer com uma. Todas as vozes são parte de si mesma, parte que já estiveram no domínio em momentos passados, mas que agora já não são uteis o tempo todo, já não são únicas, pois você mudou, cresceu e evoluiu em sua busca, agora elas são muitas, mas ainda são você! Separe-se delas sem tentar exterminar tais vozes, é preciso conviver em paz com elas primeiro antes de tentar almejar a paz com as outras pessoas ao redor de ti, é preciso amar todas elas, antes de tentar amar outro alguém, é preciso ouvi-las e respeita-las antes de exigir respeito e atenção de quem quer que seja, pois como eu disse, elas são parte de ti, mas é importante que se faça sabendo distinguir uma da outra e tomar a decisão certa sem a intromissão direita de nenhuma de suas partes, e isso se obtém com treino através da meditação, e não da correria. Há muitas mentes dentro de uma mente e só quando nos damos conta disso é que podemos organizar a casa interna e uni-las todas para um propósito.
Ouça suas vozes, preste atenção ao que cada uma delas tem a dizer, depois pense mais um pouco sem se sentir perdido, respirando calmamente, e deixando a ansiedade e os medos de lado e depois siga adiante escolhendo seu caminhar ( mais do que seu caminho ), e escolherá sempre o certo para ti, ainda que pareça errado para suas vozes e para as pessoas que te cercam...Você se conhece e conhece suas necessidades, portanto já conhece tudo o que precisa conhecer, tudo o que é importante para sua vida, portanto não se esqueça de meditar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário