sexta-feira, 26 de julho de 2013

Amadurecimento


A carta do dia



Amadurecimento

Quando o fruto está maduro, cai da árvore por si mesmo. Em um momento pende dos ramos, cheios de suco. No momento seguinte cai, não porque é forçado à isso, mas porque a árvore reconhece seu amadurecimento e o solta. Quando esta carta aparece, indica que está pronto para compartilhar tuas riquezas interiores, teu "néctar". Tudo o que necessitas é relaxar-te, exatamente onde está e estar disposto ao que acontece contigo. Este compartilhamento de ti mesmo, esta expressão de tua criatividade, pode vir de muitas formas: em teu trabalho, em tuas relações e em tuas experiências cotidianas. Não se espera nenhuma preparação ou esforço de tua parte. Simplesmente é o momento apropriado.
Momento apropriado para se libertar dos caprichos típicos de quem ainda não amadureceu, de se libertar das travas que te impedem de seguir adiante por não se sentir preparado. Momento apropriado para aprender a ouvir e a se manifestar com serenidade e firmeza, de aceitar suas responsabilidades e as consequências de suas ações. Respeitar os seus e os limites de outras pessoas é fundamental para que esse amadurecimento se dê de modo tranquilo e equilibrado. Todos nós temos a habilidade de compreender o próximo, basta um pouco de atenção e amor!
Talvez você se sinta assutado ou perdido, mas lembre-se que o fruto quando cai, só deixa que a natureza faça sua parte, o mesmo de dá contigo, só permita que sua natureza faça o que te de fazer, deixar fluir suas experiências e aceite as que ainda virão! Não lute tanto contra seu próprio crescimento, não tente se manter preso ao galho, todo rompimento é importante para o nascimento de novas sementes, não encare tudo como perda mas como mudança e faça da sua, uma mudança positiva e próspera! Boa sorte!

Luz e Paz


quinta-feira, 25 de julho de 2013

Transigência


A carta do dia



  Transigência

  Osho nos conta: "Que nas cortes do antigo Japão, freqüentemente se selecionava os serviçais masculinos entre os criminosos e em pouco tempo, eram castrados. Devido sua íntima familiaridade com as atividades da corte, para serem usados nos centros políticos e sociais e tinham um grande poder por trás dessa etapa.
  As figuras desta carta nos recordam as situações turvas e de conspiração onde podemos nos ver envolvidos quando comprometemos nossa própria verdade. Uma coisa é tolerar a outro, compreender um ponto de vista diferente do nosso próprio e esforçar-se para encontrar uma harmonia entre as forças opostas. Outra coisa muito diferente é ceder e trair nossa própria verdade.     Se observarmos a isso com atenção, geralmente descobrimos que estamos tentando ganhar alguma coisa, ou poder, ou aprovação de outras pessoas. Se te sentes tentado, tome cuidado. A recompensa a este tipo de concessão sempre deixa um sabor amargo em tua boca".
  Osho ainda fala de caminhos iniciados e confusões, confusões que causam frustrações e rebeldia, fala de se sentir sozinho e perdido por não saber que direção tomar. E é isso mesmo que essa carta me mostra nesse momento. Uma tremenda confusão entre fazer o que é certo e fazer o que se quer... Confusão nos momentos de decidir coisas que só você pode direcionar, não importa o que ou como pensam as pessoas ao seu redor, é preciso que saiba separar, organizar sentimentos e ações, é preciso cuidado ao lidar com as necessidades alheias, lembre-se, mesmo com toda a busca íntima de si, vivemos em sociedade e estamos num momento planetário e espiritual em plena mudança e só com esse entendimento podemos evoluir também. É necessário que se tenha compreensão do trabalho em conjunto, e ficar sem nada fazer só porque lhe parece ser o que deseja seu coração, é um erro e uma perda de tempo! É um mecanismo de fuga. Fuga do amadurecimento, fuga dos relacionamentos, das necessidades, dos medos. Estamos evoluindo, é um fato. E quem não acompanha, quem se nega, quem ainda insiste em olhar só para seu próprio mundinho, por medo, vai ficar assim mesmo, recluso em si e só. Deixem portanto as birras de lado, parem de tanto pedir e nada fazer, tenham mais respeito aos que trabalham consigo, tenha mais respeito por si e logo uma nova realidade de abrirá, logo se sentirá livre como deseja seu coração, mas antes é preciso sim, olhar mais aqui e ali, à esse e àquele! Olhar-se no espelho e e permitir que aqueles a quem se ama e nos amam, reflitam no espelho da alma, com leveza, doçura e amor!
  Cuide do próximo e Deus vai cuidar de você, é simples assim! Pare que se sentir vítima e comece a agir positivamente do momento em que acorda ( ou abre os olhos...) até o momento do próximo e merecido repouso! Faça seu dia valer cada minuto gasto com ele, seja produtivo/a, não porque assim foi imposto como ocorria no antigo Japão, mas com amor e alegria por seu útil, por querer crescer, por prazer e livre escolha.Abra as janelas e permita que a luz te encha de energia, mesmo com todo esse friozinho machucando a pele, abra sua janela e respire a delícia do ar do inverno e agradeça por mais essa oportunidade de agasalhar quem não tem mesma sorte!
  E aceite toda a sorte que tem!

  Luz e Paz


quarta-feira, 24 de julho de 2013

Harmonia


A carta do dia




  Harmonia

 Harmonia é um estado que não se pode forçar, vem naturalmente quando aprendemos à deixar em sintonia, o coração e a a mente. É isso que essa figura nos mostra com essa persona em paz e equilíbrio com sua própria natureza, aqui representadas pelos golfinhos, que saem de seu coração e tocam sua a mente.        Conseguimos esse estado, quando nos desprendemos de toda a ação negativa que venham de nós mesmos e de outras pessoas ao nosso redor. quando nos desprendemos de sentimentos mesquinhos passamos à fazer escolhas que beneficiem todos os envolvidos no resultado dessa escolha. Quando somos generosos, não porque assim ganhamos paz, mas porque quem ajudamos agora estão em paz! Quando olhamos o outro como queremos ser olhados; quando não nos prendemos em fúrias desnecessárias e quando nos damos a chance de descansar a mente de coisas que não podemos mudar! E mudar com coragem e confiança tudo o que nos prende numa teia de angustia e dor, seja ela qual for e por que motivo for...
busque a simplicidade em tudo o que fizer. Busque o silêncio. Medite, mesmo sem estar parado, pois a meditação é um estado mental e não físico, embora um auxilie o outro. É possível meditar enquanto caminha, enquanto cozinha, enquanto trabalha...só deixe que sua mente de desligue de todas as outras emanações que invadem sua paz! reconcilie-se consigo mesma/o, depois com seus erros e em seguida com quem se errou, com justiça e verdade e logo estará em harmonia, nessa harmonia que você está buscando já há um tempo!

Luz Paz

terça-feira, 23 de julho de 2013

Preguiça


A carta do dia



Preguiça

O cavaleiro desta carta, por certo age como se já tivesse conseguido alcançar tudo o que julgava necessário para ter uma vida tranquila e segura, sempre na sombra, com algumas regalias ao alcance das mãos, mas a verdade é que não tem energia para se levantar e fazer algo de útil, seja para si ou para outras pessoas. Ele não se importa com mais ninguém, a não ser que seja para ser servido. mas sentir-se preguiçoso à esse ponto, é uma tendencia negativa, pois alem de se sentir sem animo e sem energia para nada, também se coloca numa situação de solidão, onde se sente morto estando vivo, está sempre se sentindo adormecido diante de qualquer coisa. Uma pessoa assim tende a se sentir vítima de tudo e de todos, normalmente são rabugentos e logo não sabem mais cuidar de si e de seu ambiente, sua mente se enche de pensamentos negativos e mesquinhos, se torna tão derrotista e só conseguem ver as dificuldades das ações.
Mas já é hora de acordar desse estado e procurar a ação física em busca do que trará conforto real e merecido. Não queira tudo pronto e servido à mão, saiba servir primeiro, saiba trocar energias com quem você se relaciona, entenda que, quem tudo quer, mas nada faz, nada tem de seu! Não importa o tamanho de sua herança, manter dá trabalho e o trabalho evita o engano, então mexa-se, estude e trabalhe suas limitações. Pare de reclamar e mal dizer os que te cobram, pois só estão pensando no seu bem e procuram ajudar como podem, mas só você pode trabalhar por seu futuro, só você pode mudar tudo à sua volta.
Olhe ao redor e vai notar que muitos já se afastaram, não por maldade, mas porque ninguém pode ficar parado esperando que você se mova, e vai notar também que o tempo parece não passar pra você, o tédio toma conta e dá espaço para ansiedades e tristezas que nem sequer fazem parte da sua natureza, portanto, levante-se e retome sua vida, retome sua liberdade! Não se prenda nessa ilusão que a preguiça causa de que tudo está bem, pois não está! Abra sua consciência e olhe ao redor. Verás que há muito o que fazer, há onde você possa ser útil e ter seu potencial bem aproveitado, bem desenvolvido. Levante-se, viva, se conecte também com as necessidades alheias e os motivos de reclamação de extinguirão! Deixe a preguiça para o momento de descanso e só! E procure ficar atento, pois tanta preguiça pode ser sinal de algum distúrbio em sua saúde, procure um médico e faça uma verificação de rotina! Procure ajuda. Aceite a ajuda que te chega! Só não aceite tanta preguiça como se fosse normal, pois não é. Somos seres de ação, é isso que nos leva adiante e nos mantem bem e em equilíbrio!

Luz e Paz

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Avançar


  A carta do dia



 Avançar

"A predominância do vermelho nesta carta já indica à primeira vista que o tema é energia, o poder e a força. Uma brilhante labareda emana do plexo solar, o centro de poder, a figura , cuja postura é de euforia  e determinação. todos nós chegamos num ponto em que sentimos " já chega!". nesses momentos parece que temos que fazer algo, qualquer coisa, mesmo que mais tarde resulte num erro, para sair das cargas e restrições que nos limitam; se não o fazemos, podemos nos sentir asfixiados e logo, com nossa energia vital bloqueada! Se você se sente nesse estado de " já chega!" permita-se romper seus moldes e limitações, seus medos e suas projeções mentais ilusórias...Transformar os bloqueios em um salto para adiante é a autêntica função de um mestre".
  A maior aventura da vida consiste em atravessar um bloqueio conscientemente. Mas saiba que correi riscos não significa garantia de sucesso ou do avanço que espera, não se pode garantir esses resultados, segundo Osho em sua descrição desta carta.
  Eu sinto que todo risco pra sair de um estado como o que ele descreve, vale sim a pena e mesmo que os resultados não sejam como se espera, nosso espírito evolui, porque quando movemos essa energia que quer explodir em ações, abrimos portas que nem sabíamos que existiam. Fazer a escolha certa é que vai determinar o tamanho do sucesso ou da derrota de cada avanço, portanto não basta só estar em seu limite, ainda é preciso somar uma boa dose de sensatez e certeza do que se quer alem daquela que temos do " não querer", sim porque quando chegamos no limite de aceitação de uma determinada situação, essa é a única certeza que nos cerca...a de que não queremos mais continuar nesse ciclo...seja qual for o campo de vida! É, já, um grande passo, mas para se certificar de que os resultados fiquem próximos do que queremos, temos que saber pra onde e como avançar na mudança necessária. então busque uma orientação se estiver se sentindo perdido/a, converse com um amigo, com um parente, ou com um profissional seja ele um psicoterapeuta, ou um místico...não importa. O que importa é que você esteja disposto/a à mudar sua forma de ver todos os acontecimentos como se estivesse de fora deles, perceba suas repetições ( aquelas que te levaram ao estado do " já chega!" e então refaça seu caminho com decisões diferentes. Consulte acima de tudo seu interior, para não absorver de quem o ajuda, as verdades que não são as as suas, lembre-se que que o máximo que os outros podem fazer por ti, é mostrar e apontar onde estão as manchas que te limitam, mas transmutar essas energias depende unicamente de suas escolhas. Então, escolha com sabedoria e amor e justiça!

Luz e paz

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Mudar


A carta do dia




  Mudar

  "O símbolo desta carta é uma enorme roda que representa o tempo, o destino, o karma. As galáxias giram ao redor deste círculo que se move constantemente em sua parte externa aparecem os doze signos do zodíaco. Dentro da própria circunferência figuram os oito trigramas do I Ching, e mas no centro se encontram as quatro direções, cada uma iluminada pela energia dos relâmpagos. O triângulo giratório está nesse momento apontando pra cima, para o Divino, e o símbolo chinês do yin-yang, feminino-masculino, receptivo e criativo, repousa no centro do círculo".
  Assim conhecemos a descrição de Osho para esse carta, onde ele ainda frisa as repetições que ocorrem em nossa vida e nem sequer nos damos conta. Repetimos o tempo todo " o mundo dá voltas" quando alguem nos fere ou tenta nos prejudicar, mas a maioria de nós o repete sem crer na verdade que vem junto de tais palavras e acabam por não perceber as repetições de sua própria vida, tão preocupa fica, com o retorno na vida daquele que ele observa!
  É nesse ponto, que ficamos presos numa mesma situação por muito mais tempo do que o necessário.
  É nesse ponto, que ficamos cegos para nossas próprias ações.
  É nesse ponto, que nossas conquistas parecem travar e nossas relações mais importantes começam à ruir!
  É nesse ponto, que nosso corpo inicia um processo de decadência e dor.
  É  nesse ponto, que nossas súplicas não parecem surtir mais efeito e abalamos nossa fé!
  É nesse ponto, portanto, que nos sentimos mais perdidos que nunca...
  Porém, é nesse ponto que temos a oportunidade de mudar tudo o que nos incomoda tanto;
  É nesse ponto que se dá o início de mais uma etapa de renovação, de abertura dos canais que facilitam o sucesso de um projeto ou de fortalecer laços humanos. Mas apenas se seu coração se desligar de suas mágoas e rancores, de seus ódios e suas preguiças, de suas esquizofrenias e medos! Faça um calendário pessoal e íntimo, se programa para aquilo que você já conhece como repetição mude suas decisões à partir daí. Acima de tudo, lembre-se de agradecer. De trabalhar compreensão e a mudar o foco se for necessário.   Atente para as repetições de si mesma e só depois poderá mudar os resultados, ou de nada adiantará se queixar do vê, do que sente e do que tem! Seja um observador/a de si mesmo! E das coisas e pessoas que você atrai ou repele e logo muita coisa fará sentido.

  Luz e Paz

quarta-feira, 17 de julho de 2013

O Simples e o Ordinário


  A carta do dia



  O Simples e o Ordinário

  Esta figura caminhando na natureza nos ensina que a beleza pode encontrar-se nas coisas simples e aparentemente ordinárias da vida! Com muita facilidade não apreciamos as coisas da vida como ela é.
  Cuidar de um jardim, fazer uma comida, limpara a casa: as coisas mais mundanas adquirem uma qualidade sagrada quando se realizam com todo o compromisso, com amor, e só pelos bons pensamentos o bom resultado é atraído!
  Algumas pessoas ficam presas na ideia de que precisam acumular coisas, pensando que ali está sua felicidade, pensando que ali está a segurança e a estabilidade. Por um tempo isso parece real, mas ao olhar mais de perto, vemos uma insatisfação se formando, uma ansiedade que faz mal, começa a tomar contar de todo ser dessa pessoa, logo seus males emocionais tornam-se em males físicos e ainda sim, algumas demoram mais para mudar esse quadro, pois estão presas nesse círculo de equívoco. No lugar de amor e perdão, dão muito espaço ao ódio, ao sentimento de vingança, sem perceber que dessa forma, seu espírito não evolui, sua vida fica travada e suas relações desmoronam, mas a cegueira é tanta que é mais fácil culpar aos outros do que ver as próprias falhas e assim a coisa toda vai se repetindo sempre e sempre!
  Na simplicidade encontramos paz e tranquilidade pra observar a vida no que ela tem de melhor, na simplicidade encontramos pessoas que somam os nossos tesouros mais valiosos: as nossas boas emoções!
  Não queira exibir aos amigos sua boa sorte em adquirir novidades...exiba seus sonhos e sentimentos construtivos, isso sim nunca será esquecido, ao passo que, as coisas materiais só vão atrair inveja, raiva e sensação de derrota dos que são menos afortunados...no lugar de exibir, divida com quem não tem...não importa se é um pão, um apoio, um conselho, uma orientação ou a roupa que sobra no armário...ajude e suas bençãos só serão multiplicadas! Não espalhe semente de ódio e rancor, aprenda a perdoar e virar a pagina do seu passado ou não sobrará tempo pra cuidar do seu presente, nem do seu futuro. Busque na simplicidade o amor que te faz falta, os amigos que te são leais, e as propostas que são justas!

Luz e Paz

terça-feira, 16 de julho de 2013

Esquizofrenia


A carta do dia

Esquizofrenia



Pois é... pra mim essa é uma das catas mais difíceis de todo o tarô.
Osho fala de personalidade dividida, fala de escolhas complicadas e uma necessidade de se separar dessas personas para conseguir se alinhar, deixar à parte a esquizofrenia...
Mas quando abro meu tarô, levo em conta as coisas terrenas também, e quando essa carta saí, dependendo de sua sequência, ela mostra o aspecto mental de quem está precisando de uma atenção especial.
Nesse momento toda a humanidade se vê numa onda de quebra de pensamento e ação, onde tudo que via, era ilusão, politicamente estamos vendo essa "quebra" ocorrer quase que mundialmente, dá pra notar de um lado a mente do povo e do outro, a mente de quem governa, foi preciso separar para tentar reparar as falhas. E assim é com a mente individual do homem, Antes de aceitar que só você pode comandar sua vida, é preciso separar as vozes dentro de sua cabeça, não tentar calá-las, mas torná-las seu conselho pessoal, e defina seu equilíbrio, torne-se mais brando, sabendo deixar que cada voz se manifeste, mas deixe a decisão mais importantes pra si. Aprenda com suas vozes, não se sinta louco por elas existirem, pois sua mente projeta tudo o que cria, e logo você não saberá mais distinguir realidade de fantasia.
Não se perca dentro de si por medo que não compreender o que está acontecendo ao seu redor, respire fundo e olhe melhor, mais de perto e livre de medos, separe seus medos mais que suas vozes...e quando todas elas evoluírem, notará que finalmente você está completo/a. E aceitando sua natureza de modo suave, sempre meditando e ponderando antes de decidir, jamais estará perdido!


Luz e Paz

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Fluir


  A carta do dia!



  Fluir

  A figura desta carta está totalmente relaxada e sossegada nas águas, ela já dominou a arte de ser passiva diante de uma situação, então ela só se deixa levar pela maré, sem se preocupar onde essas águas a levarão...e assim deve ser com tudo na vida. Se deixar levar por coisas positivas e alegres. É claro que os problemas existem e eles são tão importantes quanto a falta deles, mas quando entramos em harmonia com o meio à nossa volta, quando estamos em sincronia com nossa vibração mais construtiva, tudo fica mais leve e mais brando. temos escolhas e quando no lembramos disso tudo fica mais fácil. Por vezes deixamos de escolher o que nosso coração quer, quando isso envolve outras pessoas, como família por exemplo, mas é bom que se saiba que só se pode ser útil à alguém quando estamos bem e felizes! Não faça escolhas baseando-se nos desejos dos outros, escolha por si mesmo e para si. Permita que o sentimento de confiança e e relaxamento cresça em ti e deixe fluir tudo de dentro para fora. Chega de acumular o que não te pertence.
  E se você sente que não pertence à lugar nenhum, é porque pode pertencer à todos e isso é uma alegria muito grande, pois você pode caber em qualquer canto, cidade ou coração! Só se deixe levar pra onde vai sua paz e tranquilidade, se envolva com as pessoas, vendo nelas o que elas tem de melhor para oferecer...Quando as pessoas te incomodarem demais, avalie se o problema não está contigo e prossiga sem medo nas relações, fuja do isolamento, fuja da má solidão e das tristezas por algumas coisas não serem do jeito que você deseja ou quer, nem tudo é. Uma de nossas tarefas nessa Terra é justamente aprender a conviver com diferenças. Seja una/o com sua verdade interna, e esteja aberta para as coisa novas que estão chegando, talvez você se sinta um pouco desconfiada/o nesse período, mas isso também faz parte da evolução individual de cada um, porém, busque sua evolução social, sim porque ela também existe e é mais difícil de ser percebida e trabalhada! Livre-se de pré julgamentos, livre-se dos pré conceitos e observe antes de emitir opiniões sobre o que você não conhece e tudo estará sempre em equilíbrio em todos os setores de sua vida. Cuide de seu ambiente e de seu corpo, cuide das pessoas com quem você se envolve, cuide de suas relações de forma carinhosa e justa! Se deixe levar então para o caminho da totalidade e da alegria...

Luz e Paz

domingo, 14 de julho de 2013

Mandalas


Uma mandala simples feita com coisas encontradas na própria praia para emanar cura à distância!

Em "A Cabala Mística", de Dion Fortune ( 1935 ), encontramos um trecho bem interessante à respeito de como nós místicos lidamos com símbolos que nos facilitam a conexão com o Cósmo e conosco mesmos:

"Existem muitos símbolos que são empregados como objetos de meditação; a cruz na cristandade , as formas de Deus no sistema egípcio; os símbolos fálicos em outras fés. O iniciado utiliza esses símbolos como meio para concentrar a mente e nela introduzir certos pensamentos, evocando determinadas idéias e estimulando certos sentimentos. O iniciado, contudo, utiliza de modo diverso, o sistema simbólico: ele utiliza como uma álgebra,por meio do qual é capaz de ler os segredos dos poderes desconhecidos ; em outras palavras, ele utiliza o símbolo como meio de guiar pensamentos no Invisível e no Incompreensível."

E assim é. Cada qual com o sistema que mais agrada a si, que mais "fala" ao seu interior, mas todos nós utilizamos de ferramentas que abaram os canais e tragam objetividade naquilo em que empregamos esses símbolos...
Hoje quero falar um pouquinho sobre mandalas, pois se trata de uma das formas mais simples e gostosas de elevar a mente à essa conexão, principalmente quando falamos de processos de cura à distância.
Mas vale dizer também que, nenhum estudante jamais realizará qualquer progresso no desenvolvimento espiritual se saltar de um sistema à outro, utilizando ora algumas afirmações do Novo Pensamento, ora alguns exercícios de respiração, posturas da ioga, para prosseguir depois com algumas tentativas nos métodos místicos de oração. Cada um desses sistemas tem seu valor, mas esse valor só é real se o sistema é praticado integralmente. Representam eles, os exercícios calistênicos da consciência e tem por objetivo, desenvolver gradualmente os poderes mentais. O seu valor não reside nos exercícios em si, mas nos poderes que despertarão se forem praticados com perseverança. Se decidirmos empreender nossos estudos ocultos com clareza e seriedade e fazer deles algo mais que simples leitura de entretenimento, devemos escolher nosso próprio sistema e perseverar nele até chegarmos em nosso objetivo final, pelo menos à resultados práticos definidos e a intensificação permanente da consciência. Uma vez isso alcançado, podemos, não sem vantagem, experimentar os métodos que foram desenvolvidos em outros Caminhos, e formar uma técnica e uma filosofia eclética; mas o estudante que pretende ser eclético ates de ter obtido muita prática jamais será mais do que um diletante. Assim nos ensina Dion Fortune.
Por isso recomendo ao iniciante que conheça e pratique a meditação através da  mandala, pois ela é simples e seus resultados, muito positivos!
Mas o que é a mandala afinal?
A palavra em sânscrito que significa "círculo" ou "aquilo que circunda um centro". É a representação geométrica da dinâmica relação entre o Homem e o Cósmo. De fato, toda mandala é a exposição plástica e visível do retorno à  unidade pala delimitação de um espaço sagrado e atualização de um tempo divino. Nas sociedades primitivas, o ciclo cósmico, que tenha a imagem de uma trajetória circular ( circunferência ), era identificado como "O Ano". O simbolismo da santidade e eternidade do tempo aparece claramente na estrutura mandálica dos santuários de todas as religiões, épocas e civilizações, segundo o Wikipédia.
Mas mandala é muito mais que isso, é mais que um desenho bem elaborado e bonito! É um processo meditativo que traz clareza e à aspectos da psique que, normalmente estão ocultos no inconsciente e que são necessários para um maior conhecimento de si e do Cósmo.
A mandala é muito utilizada por toa a espécie de misticos, ora para decorar e proteger um ambiente, ora para curar outras pessoas à distancia, ora como instrumento para desenvolvimento pessoal e espiritual e ainda para restabelecer a própria saúde física e mental. A mandala trabalha os aspectos físicos, emocionais e energéticos, promovendo o bem estar, o relaxamento e a prevenção do stress . Emocionalmente trabalha as ansiedades através dos conteúdos oriundos de emoções antigas, atuais e futuras. A mandala possui uma eficácia dupla: conservando a ordem psíquica e restabelecendo a ordem perdida, sendo um recurso muito utilizado por quem trabalha com a cura ou o desenvolvimento mental e da aura de outras pessoas. Mas pode e deve ser praticado individualmente, sem restrições. Criando e pintando mandalas, podemos atingir pontos que precisam de atenção , tanto física quanto emocionalmente.
è importante ainda ressaltar que, para qualquer finalidade que se queira alcançar trabalhando com mandalas, tem que se desenvolver a perseverança, a persistência, a força de vontade e a paciência, pois se trata de uma forma muito carinhosa de abrir o coração para a criatividade, a intuição e o amor! Na natureza encontramos todos os tipos de mandalas, como na própria celula, nas sementes, no interior das frutas, nos caules das árvores, nas flores, nos cristais,, nas estrelas, no sol, na lua, nas nebulosas e nas galáxias, podemos notar sua estrutar mandálica. Então mãos à obra e vamos colocar um pouco de cor na vida! Bom domingo à todos

Luz e Paz.


sábado, 13 de julho de 2013

Desce elevando


  Olá...um belo sábado se faz lá fora, no meu coração, hoje só há lugar para orações, pois pessoas estão nos hospitais tentando se recuperar, tentando se apegar à vida como quem se apega num sopro. Hoje não há tempo para as cartas, pois o conforto é mais urgente... Fiquei portanto com as cartas diante de mim, não entendi à principio seu silêncio, então recebi uma mensagem de um amigo e é essa mensagem que quero dividir com vocês e pedir-lhes que me ajudem nessa corrente do bem, que me ajudem fazendo afirmações para essas pessoas que agora lutam por suas vidas, mas principalmente, que orem por suas famílias e amigos, que não entendem e procuram sim, aceitar que as coisas acontecem por uma razão! Em seguida convido à todos para aproveitarem ao máximo esse dia lindo que se faz, com paz e serenidade.
Que todos tenham um dia maravilhoso!





     

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Stress


A carta do dia



Stress

Essa carta dispensa qualquer tradução de Osho...A própria figura deixa clara sua mensagem!
Se trata do fato de as pessoas acumularem funções e tarefas, se apertarem nos horários e nas emoções que todo esse processo envolve! A carta é direta ao dizer: Você está trabalhando demais. E é o que vejo por onde vou, gente trabalhando demais em cima de tudo, desde o momento em que acordam até o momento em que vão se deitar. Pessoas que vão ficando rabugentas, e pessimistas sem nem ao menos perceberem, pessoas que estão ficando doentes, sim porque o stress desencadeia uma série de males para seu corpo e para seu espírito. E o stress atinge seu alvo quando algumas dessas pessoas se dão conta de que o dinheiro ganho não dá nem pra metade das despesas. Trabalham pelo dinheiro, mas não permitem que o dinheiro trabelhe para elas, não conseguem relaxar, quando estão de folga, querem se afundar no sofá e se esquecer de todo o resto, como resultado disso, vemos algumas morrerem sem ter aproveitado a vida. Vale pra quem acumula os problemas que não são os seus, e por quem foge de qualquer envolvimento com questões que não sejam as suas...sim fugir também causa muito stress. A medida certa de cada um precisa ser alcançada.
Todo acumulo faz mal, até o acumulo do "nada a se fazer", portanto dose bem seu momento de ação e seu momento de repouso, descanse tanto quanto trabalha, ouça tanto quanto fala, cale tanto quanto grita, dance tanto quanto canta, busque enfim o equilíbrio, sem exigir tanto de si.
Se dê momentos de solidão, de quietude, só fazendo o que quer, seja lá o que for...ouvir suas músicas, dormir...dançar sozinha...ler um bom livro...meditar, caminhar, pintar as unhas, fazer o cabelo...mudar a decoração ( com moderação ), a ordem do dia é : pegue leve, e leve leveza em tudo o que fizer, evite a fadiga e o stress...se solte! Aproveite o fim de semana fazendo qualquer coisa, menos trabalhando...permita que seus clientes sintam sua falta, e verá que sua loja estará com outro clima na segunda feira, e creia, você não ficará mais pobre por descansar. Bom fim de semana à todos, que hoje é sexta feira e o sol está maravilhoso lá fora...perfeito para um dia de caminhada sem rumo nem objetivo algum!

Luz e Paz

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Projeções


A carta de hoje



Projeções

O homem e a mulher desta carta estão frente a frente, e ainda assim eles não são capazes de ver-se um ao outro com clareza. Cada qual está projetando uma imagem criada por sua mente, cobrindo o verdadeiro rosto da pessoa que está olhando.
Todos nós podemos ficar presos nessa projeção de filmes, feitos por nós mesmos, sobre as situações e pessoas que nos rodeiam. Isto de produz quando não somos totalmente conscientes de nossas próprias expectativas , desejos e julgamentos. Em vez de nos responsabilizarmos e tomar posse deles, tratamos de atribuí-los aos demais. Uma projeção pode ser diabólica ou divina, inquietante ou confortante, porém no fim das contas se trata de uma projeção: uma nuvem que nos impede ver a realidade tal como é. A única saída consiste em reconhecer o jogo. Quando você achar que há um julgamento sobre o outro, transformá-o? Não se referi a ti, na verdade? É clara tua visão, ou está nublada por aquilo que quer ver?
Numa sala de cinema, vemos o filma, mas raramente vemos o que está por trás da tela, e se trata do projetor, tudo não passa de projeção de luz e cor! A mente é o projetor de tudo o que vemos. Quando se está apaixonado ou querendo apaixonar-se, a pessoas de nosso desejos parece a mais perfeita, sem comparação mesmo, mas quando as atitudes desse alguém não corresponde à ao que projetamos, ela passa ser a mais odiosa...
Assim, a única forma de de alcançar a verdade, é aprender como ser imediato em tua visão! Como descartar a ajuda da mente, pois a função da mente é criar sonhos e devido ao seu entusiasmo seu sonho começa parecer realidade. e há tantos mundos como mentes , porque cada mente vive em seu próprio mundo, criado por si.
Assim Osho descreve essa carta! Mas quando trabalhamos com as energias que nos chegam no momento de utiliza-las podemos sentir outras coisas ainda e na união de todas as informações tenho que alertar para outras coisas mais terrenas quando essa carta aparece num jogo, como agora. Tenho que dizer que nem todas as relações são conturbadas como costumam ser nas vida de muitos que lêem, porém estamos todos no melhor momentos para nos unirmos aos que também estão num processo de busca de mudanças, pois é o momento de maior troca, onde todos estão barganhando coisas novas e muitos de livrando do que não precisam, é notório as mudanças nas equipes que trabalham em um projetos e até troca e adaptação desses projetos, pessoas estão se renovando em todos os sentidos da vida, todos estão sentindo essa vibração de querer sair do lugar, então cuide bem de observar com quem você quer criar laços, escolha bem cada colaborador, cada parceria, cada amigo! Se afaste daqueles que você sabe que te desestabilizam sem nenhum filme projetado, aproxime-se dos que te fazem igualmente bem sem a mesma projeção, cuide de não julgar demais no lugar de entender e aceitar. O momento é ótimo para sociedades positivas, contratações acertadas, uniões abençoadas e rompimentos que libertam...
É claro que tudo isso vai trazer novas formas de lidar com tudo que vem junto...é preciso se adaptar, se acomodar nas novas situações em que suas mudanças te levam, portanto não permitam que sua mente faça novas projeções tão enganadoras como as últimas, pode parecer difícil trabalhar esse processo, mas não é, também aí costumamos projetar, só questão de treino e mais uma vez digo que a meditação pode ajudar e muito, então respire profundamente e olhe com o coração, depois a mente trabalhará à seu favor, de acordo com a verdade que você mostrar à ela...mostre a verdade e tudo ficará bem!

Luz e Paz

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Dentro


  A carta do dia 



  Dentro

  A mulher que aparece nesta imagem mostra um ligeiro sorriso em seu rosto. Na realidade, simplesmente as observa, como se estivessem  em circulação rotatória ou ondas na superfície de um poço. E as travessuras da mente resultam, inclusive, em algo divertido: saltam pra cima e para baixo e dando voltas de mil maneiras tratando de captar tua atenção e de meter-se em um jogo. Desenvolver o dom de desapegar-se da mente é uma das bençãos maiores que há . Realmente é o miolo da meditação. Não se trata de cantar um mantra ou de repetir uma afirmação, e sim, simplesmente observar, como se a mente pertencesse a alguém diferente.   Agora esta pronto para tomar essa distância e observar o espetáculo sem cair atrapalhado na obra. Abandona a simples liberdade de "ir para dentro" cada vez que pode, e irá atraindo o "tranquilo",  a meditação cada vez mais e melhor, diz Osho!
Ir para dentro, não é para mudar de direção, não é pra um " ir" de um lado para o outro, correndo e perseguindo a si mesmo, dentro de mundo cheio de diferenças e caos. Trata-se justamente de não precisar mais correr e olhar as coisas externas com um olhar de observação para depois  caminhar com segurança e tranquilidade em direção à tudo o que você deseja e precisa para continuar evoluindo.
  É preciso ser como essa mulher da figura, que tem consciência do jogo que a mente cria, quando age como se houvesse ali uma reunião de várias de si mesma, com opiniões e direções diferentes, é preciso ouvir sim, mas é preciso se separar delas todas no momento das decisões, é preciso não chamar a esse processo de loucura, embora muitas vezes se parecer com uma. Todas as vozes são parte de si mesma, parte que já estiveram no domínio em momentos passados, mas que agora já não são uteis o tempo todo, já não são únicas, pois você mudou, cresceu e evoluiu em sua busca, agora elas são muitas, mas ainda são você!   Separe-se delas sem tentar exterminar tais vozes, é preciso conviver em paz com elas primeiro antes de tentar almejar a paz com as outras pessoas ao redor de ti, é preciso amar todas elas, antes de tentar amar outro alguém, é preciso ouvi-las e respeita-las antes de exigir respeito e atenção de quem quer que seja, pois como eu disse, elas são parte de ti, mas é importante que se faça sabendo distinguir uma da outra e tomar a decisão certa sem a intromissão direita de nenhuma de suas partes, e isso se obtém com treino através da meditação, e não da correria. Há muitas mentes dentro de uma mente e só quando nos damos conta disso é que podemos organizar a casa interna e uni-las todas para um propósito. 
  Ouça suas vozes, preste atenção ao que cada uma delas tem a dizer, depois pense mais um pouco sem se sentir perdido, respirando calmamente, e deixando a ansiedade e os medos de lado e depois siga adiante escolhendo seu caminhar ( mais do que seu caminho ), e escolherá sempre o certo para ti, ainda que pareça errado para suas vozes e para as pessoas que te cercam...Você se conhece e conhece suas necessidades, portanto já conhece tudo o que precisa conhecer, tudo o que é importante para sua vida, portanto não se esqueça de meditar!

Luz e Paz

terça-feira, 9 de julho de 2013

Esgotamento


A carta do dia



Esgotamento

E Osho começa assim: " Este é o retrato de alguém cuja vida, cuja energia vital, é desperdiçada em seus esforços por manter alimentada a enorme e ridícula máquina de auto importância e produtividade. Têm estado tão ocupado em manter "tudo em marcha" e "buscando que tudo funcione sobre rodas", que se esquece de descansar realmente. Sem dúvidas, muitos acabam não se dando o direito de serem brincalhões e relaxados. Abandonar o seu dever por passeio na praia pode significar que toda sua estrutura venha abaixo.A mensagem desta carta, não só se refere ao fato de ser adicto do trabalho. è preciso ver com a forma em que estabelecemos rotinas seguras, porém antinaturais para nós mesmos e como, fazendo isso mantemos o caótico e espontâneo longe de nossas portas. A vida não pé um negócio para ser dirigido,mas um mistério para ser vivido. É chegado o momento de rompera ficha de hora´rios, abandonar a fábrica e fazer um pequeno passeio para o desconhecido. Teu trabalho pode ir de vento em popa desde que esteja com a mente relaxada. As pessoas que seguem esses critérios tendem a ser mais duros não consigo mesmas, mas com os outros que não se encaixam em sua forma de viver a vida, tendem a ser mais solitários e muito exigentes com tudo e intolerante com as escolhas que pareçam contrárias as suas, por serem muito metódicos. Essa é sua armadura de proteção."
É claro que nem todos foram assim sempre e nem quer dizer que assim serão toda a vida...Tudo é momento. E nesse momento talvez o trabalho seja mesmo importante, mas sem descansar tudo sai do controle ( de tanto tentar controlar ), e sua harmonização interna acaba por ser afetada... tenha paciência que esse momento vai passar também, pois tudo é cíclico, mas tenha em mente que o descanso é tão importante quanto o tempo do trabalho...Essa carta não fala de esgotamento mental ou emocional ou espiritual como nas outras cartas de Osho, mas do seu físico, do seu corpo que anda sobrecarregado mesmo sem que você se dê conta e é aí que mora o perigo...o fato de ele não dar sinais significativos de cansaço e o fato de sua mente estar bem, não quer dizer que você pode continuar no mesmo ritmo, a vida já nos apressa demais pra tudo e é preciso desacelerar para dar atenção à vida como um todo! A hiperatividade também pode ser danosa à sua saúde, portanto faça tudo com mais calma e menos preocupação, dando atenção à todo conjunto da obra de sua vida! Amanhã é outro dia e seu trabalho não pode a coisa mais importante que há...seja ele qual for e na área que for, principalmente se seu trabalho envolve outras pessoas. O planeta todo está entrando num processo de mudança que deixa tudo ao redor muito movimentado e fora de seu eixo...mas é só até que cada coisa nova esteja em seu lugar, até lá, uma dose de paciência é necessária, a consciência desparta te prepara justamente pra esse período, não se esqueça de quem você é e qual seu propósito nessa nova empreitada e se você ainda descobriu que missão é essa, relaxe para que possas descobrir! Só descanse, e tudo vai se clarear e se encaixar em seu devido lugar!

Luz e Paz

segunda-feira, 8 de julho de 2013

O Rebelde


A carta do dia



O Rebelde

A poderosa figura autoritária desta carta é, claramente, o maestro de seu próprio destino.Leva no ombro o emblema do sol, e a tocha que sustenta na mão direita simboliza a luz de sua própria verdade conquistada à duras penas.
Independentemente de que sejas rico ou pobre, o Rebelde é realmente um imperador porque já quebrou as cadeias dos repressivos condicionamentos e opiniões da sociedade, Fez-se isso abraçando todas as cores do arco íris, surgindo das raízes obscuras e sem forma de seu passado inconsciente e desenvolvendo asas para voas no céu. Sua própria forma de ser é rebelde, não porque está lutando contra algo ou contra alguém  , mas porque descobriste sua própria natureza verdadeira e está determinado a viver de acordo com ela . A águia é seu animal espiritual, um mensageiro entre o céu e a terra.
O Rebelde nos desafia a ser suficientemente valentes para assumir a responsabilidade do que somos e viver nossa verdade, segundo a descrição de Osho...
É claro que a sociedade não entende nem aceita essa rebeldia, e por vezes é muito difícil se impor ou se colocar de modo que te compreendam ou te aceitem, há aqueles que pensam que você deveria pensar e agir de modo mais suave, não entendem que você é feliz nessa aparente dureza e rebeldia...logo supõem que você é cheia de problemas criados por si mesma e de tristezas por toda sua vida passada, mas a verdade é que você só encontrou seu equilíbrio interno sendo exatamente assim!
A suavidade, a paciência exagerada, a tolerância por educação, o calar só pra evitar uma discussão podem causar muita ansiedade e irritação à você, portanto nada de sair da sua natureza...Estar em paz não significa estar sereno nem acomodado o tempo todo, um soldado pode sim encontrar sua paz interna em meio à uma guerra. Estar feliz não te obriga a sair dançando e rindo à toda a gente. Você já sabe aquietar coração e por isso mesmo, reconhecer quando as coisas estão fora do seu eixo, o que lhe dá condições de resolver a questão que está incomodando antes que isso se torne uma enfermidade física séria. Portanto continue no caminho encontrado e não se deixe abalar com as contrariedades alheias. Continue simplificando sua vida e sua forma de sentir sua divindade. Somos feitos de muitos medos e esses medos nos travam o tempo todo em tudo o que queremos fazer ou ou não, mas o Rebelde não. O Rebelde ousa, se arrisca, se envolve em tudo com coragem e muitas vezes até erra feio e decide mal, mas só porque também ele, não é perfeito, mas ele assume a responsabilidade desses atos errôneos com a mesma coragem e não deixa espaço para o arrependimento e quando há... Já corre logo atrás de se perdoar e isso sim é muito importante no caminho da evolução. Siga como o Rebelde, mas não confunda essa rebeldia com briga, ira e raiva contida, pois esse não o caso dessa característica, não se trata de revolta. Pense nisso e siga com coragem para as mudanças que buscas. E quando se deparar com outro rebelde, usa de sensibilidade para entender e aceitar que esse é o caminho escolhido por ele e nele está completo e inteiro, aprenda a não tentar modificar um rebelde pois isso o afasta tão rápido quanto o vento levando pra longe folhas secas! Se você é casado com um rebelde, saiba reconhecer nele uma pessoa de atitudes, uma pessoa que é prática e simples e essa característica pode  completar em ti o que você sente faltar. Se diante de um rebelde você se vê com muita vitalidade e energia, aprenda a se aquietar um pouco como ele...mas não tente torná-lo igual a ti, pois tudo já está mais do que formado e pronto dentro dele, pois um dia já foi muito mais agitado e dificilmente ele vai mudar sua essência só pra agradar. A lição é: conviva e bem, só assim se pode ter esse par ao lado!
Outra importante lição é...nem sempre é preciso mudar a essência, mas as coisas externas e terrenas.

Luz e Paz

domingo, 7 de julho de 2013

Papo à toa



Olá...Que todos tenham um ótimo domingo!
Estou em processo de mudança e muito próxima de outras pessoas que também estão! Isso, as vezes nos tira de nossa rotina ( e é isso mesmo que significa mudar ), o que nos permite trabalhar energias que estão escondidas e adormecidas e muitas vezes, desconhecidas para nós. Normalmente passo dias pensando e elaborando o tema de domingo, pois quero dar uma continuidade entre eles de forma harmoniosa, mas nem sempre se é possível manter uma disciplina  naquilo a que nos propomos, e se saímos dessa rotina, a primeira coisa que percebemos e sentimos é a presença de uma culpa que fica martelando na mente e no coração. Pois assim é mesmo quando buscamos não sair do caminho da consciência desperta, pois faz parte das coisas que viemos para sentir e reconhecer no outro para que a evolução se dê.
Tudo isso pra dizer que não tive tempo de preparar algo mais didático pra você que abre todos os dias essa nossa casa que é o blog atrás de mais um tema ou carta do dia. Pois é, como eu disse, estou em processo de mudança e isso toma muito tempo, um tempo muito necessário para cuidar de mim mesma. Mas como a culpa também faz parte de mim, não podia deixar de dar atenção e carinho ao que já acompanham meu trabalho com entusiasmo, então me deparei com a grande questão que quase me tirou o humor e o sono: Do que vou falar no blog no domingo? Pensei, pensei e não cheguei à nenhuma conclusão, como se houvesse um bloqueio, então fiz o que sempre faço, consultei a mais velha que há em mim. 
Essa Birma, mais velha, reflexo de mim mesma, que sempre se apresenta com carinha de coruja, com seu óculos na ponta do nariz e sua linha de costura nas mãos, sempre muito quieta e observadora embora não olhe diretamente quase nunca, quase nunca opina ou aconselha, seu papel muitas vezes é a de calar as outras de mim que são mais tagarelas e mais impulsivas, ela é a mediadora, consoladora, ouvinte maravilhosa e dona de um bom senso que sempre me coloca no caminho certo e equilibrado.
O fato é, que depois de muito me perguntar sem nenhuma resposta sem capaz de ver, dela ouvi algo assim: 
- Fale do que vive, fale dessa forma de você encarar sua rotina e mostre que não é preciso complicar, portanto descomplique. Simples assim ( pra ela tudo é sempre muito simples ). 
Em seguida baixou novamente os olhos e voltou a se concentrar em sua sagrada costura ( que nunca avança, nunca termina, e nunca a cansa, penso mesmo que ela usa sua agulha como argumento que a permite ficar ligada em tudo o que acontece, pois sempre está com uma frase certa para o momento certo.)
Quando entramos no caminho da magia, nossas vidas se enchem de informações básicas, de ensinamentos avançados e práticas muitas vezes absurdas, que facilitam nossa conexão com o mundo espiritual e divino. Alguns mestres, orientadores e bruxos de todas as qualidades e seguimentos, criam para si, hábitos que se tornam parte de seu dia-à-dia e de si mesmos, portanto! Alguns levam uma disciplina meditativa levadas muito à sério, outras são mais relaxadas. Umas colocam fantasia em tudo, outros, a ciência.
Mas saibam que a magia está justamente aí...na individualidade , onde o tempo e a resposta de cada um, ocorre do modo necessário para sua evolução, que nunca se dá do mesmo modo.
Logo, não há propósito nenhum em se sentir ansioso ou perdido, se cobrando ou se culpando por não se parecer com o Merlin das histórias medievais que nos são contadas em forma de faz de conta!
É preciso acima de tudo, relaxar;
É preciso experimentar até que você encontre seu eixo.
É preciso ousar e deixar sua mente, seu coração e seu espírito em sintonia com suas necessidades íntimas, tendo a consciência desperta para as diferenças, afinal nem todos nasceram para a Yôga, embora a Yôga tenha nascido para todos, por exemplo! 
Eu aprendi a meditar andando e desde então, ficar parada sentada em posição de lótus, se tornou uma prática frequente somente enquanto estudo. Preciso de outro tipo de movimento pra meditar, é assim que é, embora pareça difícil de assimilar que alguém possa encontrar paz no movimento, pense nas ondas do mar que movimentam as águas salgadas, fazendo com que sua energia seja potencializada com esse movimento, ou nas águas de uma cachoeira com corredeiras que trabalham da mesma forma...e pensem nos mangues, que ao contrário, precisam ficar quietas para que toda sua vida natural possa agir e evoluir... Isso também ocorre com as pessoas.
 Cada indivíduo cria seu próprio processo de praticar sua busca seja ela qual for, e sendo assim, todas elas se conectam com o que é útil para si e para todos ao seu redor.
O mesmo vale quando buscamos parcerias com quem possamos trocar energias e experiências, com quem possamos trocar amor e caminhar pela vida afora...é preciso que haja diferenças ou não será uma troca, só união, acumulação de energias e desejos semelhantes e algo sempre vai faltar. Lembre-se que, se não há troca, há energia estagnada, parada como água suja que se acumula nas ruas depois da chuva... A relação se desgasta e acaba por terminar sem nada acrescentar a ninguém dos envolvidos!
Procure relaxar e não se cobre aquilo que você não está disposto/a a fazer ou viver! E nem cobre de outras pessoas, que sigam da mesma forma ou vejam a vida com as mesmas cores! A vida é arco íris, nunca se esqueçam disso e aproveitem o domingo! Pronto ( risos ), resolvida minha culpa, me despeço para voltar a cuidar da mudança...Abraços!

Luz e Paz

sábado, 6 de julho de 2013

Viajando


A carta do dia


Viajando

"A pequena figura que atravessa essa bela paisagem não está preocupado com a meta. Ele sabe que a viagem é a meta, que o peregrino em si mesmo é o lugar sagrado. Cada passo no caminho é importante em sim mesmo " - Assim Osho começa a descrição desta carta!
ele diz ainda que quando essa carta aparece na leitura, indica um tempo de movimento e e mudança, que pode ser um movimento físico , de um lugar para o outro ou um movimento interior : de uma forma de ser para outra. Porém, qualquer que seja o caso, a carta " Viajando" promete que o movimento será fácil  e trará um sentido de aventura e crescimento; não é preciso lutar demasiado.
É preciso encarar e aceitar o novo, como quem viaja para um país com povos e culturas diferentes do ambiente ao qual estamos acostumados. Isso tudo abrirá as portas para novos amigos e relações no trabalho, sem contar as experiências em nossas vidas. Osho o diz com simplicidade e com objetividade.
Eu, quando olho pra essa carta, além desa visão zen budista, vejo, vejo também uma situação que está em suspenso, como o ficam todas as coisas quando estamos de férias, onde tudo é possível e nada é previsível. Vejo os nós sendo desfeitos, uma etapa sendo encerrada, um projeto concluído, uma vitória conquistada!
Vejo um amor vindo de longe e casos obscuros, saindo de encontro à alguma luz! Como o artista que observa sua  obra de arte terminada, também vejo muitas pessoas observando com orgulho suas pequenas criações. Portanto não se desvie do caminho, pois ele é o que importa nesse processo de movimentação. E dizer mais que isso seria uma tremenda encheção de linguiça desnecessária pois essa carta é mesmo muito simples e objetiva, que é tudo o que o momento pede. Aceitem as mudanças com mais alegria e menos preocupação porque tudo está como deveria!


Luz e Paz!

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Sonhos


A carta do dia



Sonhos

No livro de Osho tudo começa assim: 
"Alguma noite encantada, vais encontrar a tua alma gêmea, a pessoa perfeita que vai satisfazer todas as necessidades e realizar todos os teus sonhos.
verdade?
Falso.
Esta fantasia que poetas e trovadores são tão aficionados a perpetuar, tem suas raízes em lembranças do ventre materno, onde estávamos seguros e eramos um com nossas mães. Não é surpreendente que em toda nossa vida, tentamos chegar nesse lugar tão desejados e citado em belas histórias, porem trata-se de um sonho infantil. E é surpreendente que sigamos tão determinados e insistentes, ignorando a realidade.
Trate seu parceiro/a atual e o de um futuro companheiro muito bem, mas lembre-se que você não tem nenhuma obrigação de entregar sua felicidade de bandeja à ninguém. O amor não nasce de tentar resolver todos as suas necessidades dependendo de outro, sem trabalhar nossa própria riqueza interior e maturidade e como resposta teremos muito amor para doar e haverá os amantes que se aproximarão de forma natural.
Muitas vezes pensamos estar mesmo apaixonados por alguém só porque ele é formoso, bem sucedido, mas isso não é verdade, só se está enamorado/a por medo da solidão. E ainda há aqueles que não se enamoram pelos homens  ou pelas mulheres, mas pelo dinheiro e uma posição de status e poder. Isso também é uma forma de escapar da solidão. E a verdade é que você pode estar se sentindo muito só."
E essa solidão não pode ser resolvida se envolvendo com pessoas com quem não se tem afinidade , respeito e dedicação motivados por carinho e amor, Os solitários procuram ser cuidados mas não sabem cuidar e acabam afastando a relação do aconchego porque sempre vai faltar alguma coisa, então esse espaço acaba sendo ocupado por uma frustração muito grande.
Cuida primeiro de teu coração e coloque sua intimidade em harmonia. Esteja receptivo e não procure perfeição, pois ela não existe na vida terrena , já que todo o caos é necessário e eles devem ser levados em conta no momento de decidir o que sentir por esse ou aquele indivíduo, pois todos possuem seu pequeno inferno interno do qual querem se livrar porque é mais seguro do que tentar conviver.
Caso você esteja sozinho a muito tempo, não saia por dizendo que essa é a vontade do destino ou do Universo. Não se ponha em posição de uma pessoa vitimada por falta de amor ou de uma uma pessoa de má sorte, pois tudo tem seu tempo, seu momento. E se você não estiver em equilíbrio, dificilmente aceitará o amor de onde ele vem, e, ou você se tornará cada vez mais exigente, ou sem exigência nenhuma e ambos os casos não são bons, vão dar em nada, como uma rua que termina num beco sem saída, onde só que se pode fazer é retornar.
Somente quando não se sentir mais solitário é que podemos notar quantas pessoas interessantes passam diante de nós constantemente. É quando não mais procuramos, que podemos ser encontrados. Quando não mais desejamos e deixamos de lado todas as expectativas, é que, finalmente estamos prontos e de mãos dadas com aquele que nos acompanhará por todo ciclo que envolve uma relação de real cumplicidade e alegria.
Relaxe não se apresse nem se revolte com a demora da chegada de seu príncipe, talvez ele já esteja por aí e se você parar de olhar para esquina procurando um cavalo branco, dará de cara com aquele que vai se encaixar direitinho no seu desejo e direito de seguir acompanhada de alguém verdadeiramente especial. Pense nisso!

" Sou o vento que espalha a semente;   
O rio que mata a sede,
Cuidem de minha morada;
que cuido de sua alma.
E cuide de quem nela adentra,
Pois só no amor manteremos a vida acesa! "
                                             Birma/ P.D 

Luz e Paz                                                                                                                                                                                        

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Transformação


A carta do dia



Transformação

Nesta carta , a figura principal aparece sentada sobre a ampla flor do vazio e sustenta os símbolos da transformação: a espada que corta as ilusões , a serpente que rejuvenesce a si mesma quando troca de pele, o símbolo da dualidade transcendida, representado pelo símbolo do yin- yang. Uma das mãos descansa sobre seu colo e a outra se dirige para baixo e toca a boca de um rosto dormente, símbolo do silêncio que se dá quando descansamos. Este é o momento do " deixar ir " todas as angústias e medos e sentimentos negativos. É isso que Osho insiste em nos ensinar com seu tarô, com sua lições e conselhos, abandona o que te faz mal e aceita as transformações de e seu ego e de suas ações. Muitas vezes percebemos a necessidade de partir para uma mudança profunda, mas os medos e ansiedades nos travam em qualquer tentativa de partir para a ação que movimentará a energia dessa transição necessária para se atingir o próprio ponto de equilíbrio tão buscado. Procure respirar e manter a ansiedade longe de ti, e falo das ansiedades causadas pelas coisas boas também,pois nenhuma forma de sua manifestação é boa para a saúde física, mental e espiritual. Osho nos ensina e insiste em nos mostrar que procurar alcançar a paz interior é o caminho para se obter paz exterior também, sem o equilíbrio em si, não como lidar com tudo o que você precisa para ficar e se sentir bem com tudo... Nesses dias que vão, substitua o café por chá, procure fazer uma caminhada e respirar a cada passo dado e cada conquista atingida, procure meditar e afastar qualquer sentimento negativo, para que as boas novas ( e elas virão, com certeza ) possam ser reconhecidas por ti. Não aceite mágoas, nem ressentimentos com pessoas a quem deveria só amar e aceitar... Lembre-se que cada um é o que é e só podemos ser completamente aceitos quando trabalhamos a aceitação do outro, sabemos que é uma tarefa nem sempre fácil, mas faz parte da nossa evolução, é uma das razões por estarmos dos estado em que estamos, então abra seu coração para o perdão e para a aceitação e tudo fará sentido!

Luz e Paz

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Possibilidades


  A carta do dia



  Possibilidades

  A águia da carta tem uma visão de conjunto de todas as possibilidades que existem na paisagem, à medida em que voa livremente, naturalmente e sem esforço pelo firmamento. Está realmente em seus domínios, é muito grande e auto suficiente.
  Esta carta vem nos mostrar que estamos em ponto de muitas possibilidades que se abrem no astral e em nossas vidas, nos mostra que a forma de tratarmos à nós mesmos é determinante para que as portas do astral e das boas colheitas estejam abertas quando nos depararmos com essas oportunidades, ou deixaremos passar e dificilmente outra situação facilitadora ocorrerá do mesmo modo!
  Abra sua terceira visão e se atente à tudo o que está ao seu redor como o faz o gavião, observe sua vida e seus afazeres e perceba que bem ai mesmo está uma ou outra possibilidade de mudança imediata. Desfrute do vê e do sente diante de cada caminho que se abrirá nos próximos dias, sim porque estamos entrando em mês onde tudo é possível, pois ele marca a metade do que já se foi e só a metade para o que falta chegar, portanto, nada de deixar para depois o que você já vem adiando há muito tempo, é chegado o momento de colocar seus planos em ação e sair do ponto de inércia comercial em que sua vida parece se encontrar.
  Se você se sente perdido em dúvidas sobre o que fazer para melhor sua conta bancária e se o que está fazendo não te preenche, mude tudo sem medo, mas saiba que pensar em coisas que nunca se arriscaria,m pode ser significativo e pode te mostrar que você é mais capaz do que dizem os que estão ao seu redor.   Arriscar-se te encherá de nova energia e essa energia não conhecida pode te guiar para um pequeno pote cheio de ouro, no fim do arco-íris! se dê a chance de conhecer novas profissões e novas formas de trabalhar mesmo que em sua própria área de atuação, isso já será o suficiente para que encontre o equilíbrio que buscas. E para que os resultados sejam eficientes dos que os que você tem hoje em dia, aprenda a contar com outras pessoas, poiso isolamento não te fará bem e nem aos negócios, já que o apelo social atual é justamente a confraternização e a comunhão entre pessoas e ideias! E sendo assim, vista-se com toda essa novidade e siga diretamente para o alvo que almeja seu coração! Não tenha pressa só porque é o momento de ação, haja com sensatez, amadurecimento e confiança. Não é preciso meter os pés pelas mãos nessa nova empreitada, cautela nunca é demais mesmo nas novidades. Boa sorte. 

Luz e Paz

terça-feira, 2 de julho de 2013

Alem da Ilusão


A carta do dia.



  Alem da Ilusão

  A mariposa que aparece quase transparente nessa carta, representa o externo, aquilo que está se movendo á todo instante. Atrás da mariposa está o rosto da consciência observando seu interior, para aquilo que é eterno. O espaço entre os olhos, percebemos um lótus aberto, de onde se vê um sol nascente da consciência. Mediante a saída do sol interior, nasce a meditação, segundo a descrição que encontramos no livro de Osho que acompanha o tarô. Ele nos diz ainda que, se apegar ao que é externo ,não torna irreal tudo o que se toca, vê ou adquire durante sua estada Aqui, tudo o que se cria é muito real sim, mas quando deixamos de nos concentrar em sentimentos, então ficamos presos entre o que é real e o que não é... Uma cadeira onde se senta é real, mas ficar nessa cadeira esperando que a comida caia do céu, por exemplo, é viver numa mentira desnecessária e arbitrária com a evolução que tanto menciono no blog! Que tanto mencionam os mestres ascensos, os sacerdotes e místicos de todos os tipos! Até mesmo a ciência sabe que toda matéria transmuta, portanto tudo o que vivemos é real, esse mundo é real, mas como se escolhe viver e caminhar por essa terra é que fará com que você se sinta seguro ou não, quanto aos resultados.
  Abandone a mente que opina ( e notem que alguns conseguem ter muitas vozes distintas opinando e manter o equilíbrio entre o que está na mente e no coração, não é prática das mais fáceis ). Mas é preciso que se tente, já que ali se pode relaxar em sua verdade absoluta! É onde se conhece a diferença entre sonho e realidade ( o que me faz pensar em mais dois temas para os próximos domingos, rs ).
  Vivam seu cotidiano sempre observando, e se questionando, pois a duvida te leva a ouvir sua intuição e quando nos permitimos seguir a verdade mais profunda, quando nos conectamos com nossa intuição, sabemos como não seguir o caminho que aprisiona, num dogma, numa ideia, numa relação onde não haja amor, num emprego que limita e humilha, em lugares onde não se sente inteiro ou entre pessoas que te deixam muito fechado e com a energia pesada.  Abra mão de toda a mentira que está ao alcance de ti. Abra mão das mentiras que você criou pensando que estava se preservando, ou se defendendo, pois isso sim é ilusão. Esse envólucro de defesa só aumenta sua ansiedade e a necessidade de mais mentiras para encobrir a que deu início à esse processo e quando você perceber, já está com o corpo doente ( mentira é uma das cargas mais pesadas para se carregar...pense na cruz de Cristo como sendo as mentiras de toda a sociedade da época, pois assim o foi e assim ainda o é, e pense no quanto o sofrimento foi empregado para sustentar tais mentiras ). É momento de limpar o coração de toda teia que foi construída ao seu redor, de toda névoa na qual você edificou sua família, seus medos, e até sua fé! Recomece tudo se for necessário.   Sem medos desta vez. Recupere sua saúde física, recuperando primeiro a verdade, sua vida e seu caminhar, recuperando sua capacidade de libertar todos ao redor de si, liberte suas emoções e notará que a leveza te trará alegria e a alegria te trará tranquilidade para atingir tudo o que precisar, com justiça e verdadeira sensação de vitória, de paz! Boa sorte.

Luz e Paz

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Vazio


A carta de hoje



Vazio

Osho diz que estar no vazio pode ser desorientador e assustador, não há sentido de orientação, nem idéia do que se pode encontrar adiante e assim é. Osho deixa claro ainda que nessa vazio está contido o "todo", portanto tudo o que você pode fazer agora é relaxar nesse vazio até que a mudança chegue...
Quando sinto essa carta em minhas consultas, sinto nela um estado de espírito de profunda introspecção, de isolamento, uma estado de luto mesmo, veja bem, não de morte, mas de luto, aquele estado em que se tem a sensação de que a vida fica em suspenso e fica mesmo! Quando nos encontramos nessa sensação, não há muito o que fazer, pois esse tempo de recolhimento é muito necessário e útil para seu futuro, já que tudo muda radicalmente depois que esse estado de letargia se transforma em ação. Creia nas palavras de Osho quando ele diz que algo de sagrado está para nascer! Tenha paciência e deixe fluir todos os sentimentos que nesse momento parece te sufocar... Chore, desabe em sua dor enquanto tudo parece não caminhar, para isso serve o estado de luto, para renovar e ensinar, uma parte sua deixa de agir para que sua nova evolução possa te guiar, assim como uma cobra troca de pele quando cresce, amadurece, também você vai mudar sua vida quando se der conta dos passos que ainda precisa dar. E não adianta apressar esse processo, é preciso se permitir ao sofrimento também, então relaxe mesmo e aguarde seu tempo! Mas evite o isolamento daqueles que você ama, pois esse tempo no "vazio" não pode durar mais que o tempo necessário, ou estará, não evoluindo, mas ruindo e não é essa a intenção desse momento tão difícil! Conte com o amor e cuidado dos amigos, até mesmo daqueles que andavam afastados de ti. Trata-se de mudança pura e simples, embora radical, a mudança será para a glória para aquilo que você persegue já há anos e só perdendo ou abrindo mão de algumas coisas é que se pode despertar a consciência para o caminho que te fará chegar onde é preciso! Receba as bençãos enviadas e não se desligue de sua fé, ao contrário, fortaleça-a com boa vontade e humildade. Espere. Se cure. Liberte sua dor. Renasça e siga adiante.

Luz e Paz