Momento de reflexão!
Quando me perguntam sobre minha religião e digo que sou uma Bruxa, percebo um semblante de dúvidas com um misto de curiosidade e aversão por parte dos questionadores!
Mas eis-me aqui, ainda hoje, exatamente onde deveria estar, com o coração repleto de alegrias e certezas de minhas escolhas... E o que é a Bruxaria afinal?
De acordo com os antigos( e suas lendas), a bruxaria nasceu há mais de 35.000 anos, com pequenos grupos de caçadores, que perseguiam animais como renas e bisões imprevisíveis, com armas primitivas. Cada grupo trazia consigo um membro dotado de "poderes" ou habilidades na arte de guiar o rebanho para um penhasco ou armadilhas, onde um sempre acabava se sacrificando antes de todo o rebanho fosse dizimado! Esse sacrifício foi visto como sagrado!
Esse indivíduo habilidoso era chamado de Xamã, os únicos com permissão do Deus Cornífero, de entrar em harmonia com os espíritos desses animais, num ritmo vibrante que inspira a vida! Trajado sempre de peles e chifres numa homenagem clara ao seu deus, os Xamãs não trabalhavam sozinhos no mundo da magia, eles contavam com a participação ativa das Sacerdotisas, que atuavam nuas, representando a fertilidade humana e das coisas da terra, homenageando a Grande deusa Terra ( Gaya ).
Esses pequenos grupos cresceram e formaram pequenas vilas, que se transformaram nas primeiras cidades. A Deusa foi retratada em pinturas nas paredes calcinadas dos santuários e com o passar do tempo e mudanças climáticas que mudaram toda a geografia do mundo conhecido até ali. As Sacerdotisas então aprenderam a reconhecer as energias da natureza à sua volta e a usá-las em seu trabalhos diários!
Essas mulheres aprenderam mais sobre os ciclos dos dias e criaram seu próprio calendário que marcavam bem os solstícios e equinócios , e no quadrante entre esses, os dias onde grandes festas aconteciam e fogueiras eram acesas. A cada ritual, a cada raio de sol e da lua que atingiam as pedras que formavam o circulo mágico, a cada período, a força aumentava. estava assim, criada o elo entre os mundos do visível e do invisível!
E o que é ser uma Bruxa?
" É estar identificada com milhões de vítimas do fanatismo e do ódio e ser responsável por moldar um mundo no qual o preconceito não faça mais vítimas. Um Bruxo é um "moldador", um criador que dá forma ao invisível e, portanto, torna-se um dos sábios, cuja vida está impregnada de magia." . Segundo o livro Atarhawk " A Dança Cósmica das Feiticeiras" editora Nova Era.
A Bruxaria sempre uma religião muito mais de poesia do que de teologia. Os mitos, as lendas e os ensinamentos são compreendido como metáforas. A realidade absoluta que as nossas mentes limitadas jamais conseguem aprender completamente, já que os mistérios absolutos nunca podem ser explicados, somente sentidos ou intuído!.
O modelo da Deusa na forma como cremos, estimula o respeito pelo espírito sagrado de todas as coisas vivas. A bruxaria, neste aspecto, pode ser vista como uma religião ecológica.
O amor pela vida em todas as suas formas é a ética fundamental da Bruxaria. As bruxas são obrigadas a honrar e a respeitar todas as coisas que tem vida e a servir à força dessa vida, o que significa trabalhar para preservar a diversidade da vida natura, para prevenir o envenenamento do ambiente e a destruição das espécies.
A justiça não é vista como algo que pode ser administrada por alguma autoridade externa,baseada em códigos escritos ou num conjunto de regras impostas de fora, ao contrário, a justiça é um sentimento interno de que cada ato produz uma consequência qual deve ser encarada com muita responsabilidade. A arte não alimenta a culpa. Em vez disso ela exige responsabilidade: " Aquilo que você envia( as energias) retorna para si três vezes", diz o ditado, numa versão ampla do " Faze ao teu próximo, aquilo que gostarias que a ti fizessem".
A bruxaria não é uma religião das massas, nem edifica templos gloriosos... ao contrário!A estrutura de um coven é celular, contando com pequenos grupos de até 13 membros que aprovam a divisão comunitária como a independência individual. Mas ainda contamos com aqueles que preferem o caminho da solidão em sua devoção, as chamadas "solitárias".
O elementos podem mudar de um grupo para outros,mas os rituais da Arte seguem seu curso num movimento cada vez mais crescente, a Deusa Mãe está despertando e podemos começar a recuperar o nosso direito inato original, a alegria enorme e absoluta de estarmos vivos!
Nota: o texto foi todo inspirado no livro citado acima, por bater de encontro ao que penso e sigo.
Muito bom flor! gostei muito! Quanto a entender as coisas, não sei se as pessoas entendem bem a arte! O interesse é dspertado pelo desejo interno de conhecer a magia, infelizmente esse desejo não é despertado em todos, mas o texto que voce colocou explica bem! Acho que percisamos de mais links com o assunto! Coloca aí os que voce achar interessantes!
ResponderExcluirVerdade... como o texto diz,não é uma religião das massas! Também concordo quanto à necessidade de haver mais assuntos como esse espalhando-se por aí! Os assuntos vão surgindo devagarinho, mas com força! Muito grata por seu carinho e sua atenção! Tem muito de você na Bruxa que sou!
ResponderExcluir