Pois é...estou em falta com a carta de dia ( sábado foi mesmo corrido ), mas creiam-me, ela fez mais falta à mim! Gosto desse encontro marcado que tenho com vocês, leitores, mas esses encontros com Osho diariamente, têm sido pra mim, mais que reciclagem, mais que pesquisa... Têm sido um exercício do auto "sentir", "consagrar", "pensar", "meditar".
Esse compromisso está começando a crescer à medida em que meu trabalho começa a fluir na escolha de uma, apenas uma carta por dia, que fale ao coração de mais de uma única pessoa à sua frente, mas ao de quem lê, e o numero de pessoas que acessam cresce a cada carta! Mas também cresce minha vontade de continuar, e minha culpa quando preciso me ausentar ( hoje foi uma infecção nos ouvidos). Pois é, estou momentaneamente surda, e embora isso tenha me deixado muito irritada, também teve um lado que muito positivo, pois me aproximou de todo esse processo que envolve um blog. Aprendi muito nesse silêncio à que fui submetida.
Enquanto nada podia fazer, a não ser esperar que a bagunça externa volte e continuar ouvindo uma mesma canção dentro do ouvido, preparei o texto para o próximo tema que quero postar no domingo, mas que, como hoje me sinto em falta ( risos! ), vou começar agora mesmo. Minha forma de me desculpar com amigos que gostam das cartas!
Na nossa ultima conversa sobre temas que se diferem das cartas diárias, o assunto foi Bruxaria como seguimento religioso (embora muitos seguidores não vejam assim ). Hoje o tema parece mais simples ( e a mim, é! ), em alguns estudos, tudo é muito levado a sério como ponto cardeal, alinhamento astrológico, feng shui, etc... Mas minha intenção aqui é simplificar e espero ter conseguido! Boa leitura, qualquer dúvida entre em contato... Faça sua pergunta e prometo que o que eu não souber, descobriremos juntos.
Altar de Bruxa
Muita gente pensa que, para ser uma bruxa, é preciso ser um gênio que conhece tudo, mas a verdade é que não é assim... É preciso sim, muita vontade de aprender mais e mais, é preciso estudar e muito, mas cada coisa à seu tempo e o tempo de cada um é muito relativo!
Se você é um iniciante ou pretende conhecer esse caminho, certamente vai querer um altar, vai muitas vezes precisar de um e para isso vai precisar de alguns elementos chaves. E é deles que quero tratar aqui...
Leve em conta os elementos que você usa no seu cotidiano. Objetos que sempre ficam meio esquecidos ou nunca são usados, acabam por acumular energia, portanto nada de só amontoar objetos bonitos e inúteis. Lembre-se que altar é um lugar consagrado e sagrado, de demonstração e cuidado com a fé e como tal deve estar sempre bem cuidado e limpo.
Das escolhas dos materiais.
Deve-se saber que os principais elementos usados num altar de Bruxa são:
- Athame
- Caldeirão
- Taça
- Pentagrama
- Vara ou bastão
- Incensário
- Castiçal de velas
Athame
Punhal, normalmente de cabo preto, com dois gumes, é usado para traçar círculos mágicos, ou emblemas mágicos no ar, para direcionar a energia e para controlar e banir espíritos. Atualmente, também é utilizado para representar o aspecto masculino da divindade e como símbolo da vontade. Quanto mais usado, mais poder ganha. Você pode escolher o que tiver( se o tiver), bastando apenas consagra-lo. E o elemento fogo.
Taça
Representa o aspecto feminino da divindade, o útero. É o elemento água.
Pode ser feito de qualquer material ( vidro,cristal, prata, cerâmica e outros metais), evite os que oxidam em contato com a água ou outro líquido. Associado ao Santo Graal, o cálice também é usado para consagrar e beber o vinho nos rituais. Aquela taça bonita que foi de sua avó, ou de sua mãe, e que nunca ninguém usa, seria perfeito!
Caldeirão
Também um símbolo da reencarnação, da imortalidade e da inspiração. As lendas celtas acerca do caldeirão de Ceridwen tiveram grande impactos na Bruxaria Contemporânea.O caldeirão representa ainda a fertilidade feminina e é símbolo máximo da Deusa. É usado para quase tudo na vida de uma Bruxa, desde sua culinária, até seus rituais mágicos, sendo portanto, o ponto central do altar. Normalmente feito de ferro, mas os de cerâmica também são aceitos, ambos representam o elemento terra. Aqui também vale dizer que aquela panela velha da sua avó, que já fez tanta comida boa, muitas vezes em fogão à lenha...é perfeito!
Pentáculo ( ou pentagrama )
É um símbolo pré cristão, relacionado com o culto da natureza . Um fato curioso é que o planeta Vênus ( simbolizado por Afrodite, a Deusa do amor e da beleza femininos), traça de oito em oito ano, um pentáculo perfeito no céu eclíptico, por isso se torna símbolo da beleza e qualidades sexuais.
Simboliza também a união dos quatro elementos( água, ar, fogo e terra ) ao quinto elemento, a quintessência, ou o Princípio Vital. Simboliza o ser humano, como os braços abertos em louvor, cabeça voltada ao céu.
Vara ou bastão
Conhecido como varinha mágica, varinha de condão, faz parte do imaginário infantil desde os princípio dos tempos. Consiste em uma vara, reta, fina, podendo ser de madeira, marfim ou metal, é um objeto lendário. No antigo Egito, existem hieróglifos mostrando sacerdotes segurando pequenos bastões, mas a prática pode ser ainda mais antiga, pois antropólogos acreditam que algumas pinturas de cavernas datadas da Era da Pedra, mostrando pessoas portando pequenas varas, retratam líderes das tribos atestando seu poder. O próprio cajado de Moisés era uma vara de Hazel. Na mitologia greco romana, o deus Hermes, tinha uma varinha especial chamada Caduceus.
Na Bruxaria é usado para a canalização de energia, representa o elemento fogo ou o ar em determinados ritos. Normalmente é feito de madeira de salgueiro, carvalho ou maçã. Mas um bruxo iniciante pode escolher o que melhor couber em suas necessidades, como a velha colher de pau da cozinha ( tal objeto foi adotado no período da inquisição como forma de deixar disfarçado dos caçadores de bruxas ).
Incensário
Item usado para a queima de incenso, podendo ser encontrados de todos os tipos e tamanhos. Aqui os incensos é que são importantes, são utilizados como oferenda aos deuses e para atrair bons espíritos, mas defumação feita com eles, atua no processo de limpeza espiritual do ambiente ou de pessoas. Muito funcional na consagração de instrumentos mágicos, círculos e outros rituais. seus aromas, geralmente de ervas e flores, sempre criam um ambiente místico, conduzindo à um estado meditativo mais facilmente.
Castiçal
Instrumento usado para colocação de velas com mais segurança, também aqui a vela é que tem importância. Representam a luz no caminho, proteção, trazendo esclarecimento aos rituais e sabedoria. harmoniza o ambiente e afasta os maus espíritos, levando-os de volta para seu caminho evolutivo.
Outros elementos podem ser acrescentados como cristais, conchas do mar, flores e folhas, e imagens representativas, mas o mais importante é que tais elementos falem diretamente ao seu coração, pois são só meios para se trabalhar a fé que já existe dentro de si.
É isso por hora...espero que gostem e aproveitem bem!
Luz e Paz
Nenhum comentário:
Postar um comentário