Os Sonhos
Bom...Hoje é domingo, dia em que dou uma folguinha para as cartas , mas posso apresentar outros temas que, espero, sejam tão interessantes quanto as cartas diárias.
De uns tempos pra cá, algumas clientes resolveram me consultar acerca de seus sonhos. Eu, embora já tenha estudado o tema, nunca havia usado tais conhecimentos para ajudar as pessoas, a não ser uma amigo aqui e outro ali, mas por alguma razão que ainda não ouso questionar, a procura aumentou, por isso, penso que o melhor tema pra esse domingo seja justamente eles: os sonhos, suas interpretações e alguns de seus símbolos universais. Espero que vocês gostem.
Antes de mais nada é preciso explicar o que parece óbvio para a maioria das pessoas, mas não é. O que é um sonho? Qual sua importância em nossas vidas?
São são imagens, ora inteiras ora fragmentadas, mas na maioria das vezes, cheias de excentricidades e simbolismos, outras com eventos bizarros e amendrontadores, fazendo com o que o sonhador acorde cheio de ansiedade e agonia. Em quase todos os casos, pouca importância é dada aos sonhos, embora a ciência moderna ( e isso já há mais de cem anos ) pesquisa e descobre pontos importantes nessa área da psicologia humana.
Raymond Buckland, em seu livro " O Livro Completo de Bruxaria do Buckland" , lança uma pergunta bastante pertinente sobre os sonhos - Seriam os sonhos importantes, contando-lhe coisas importantes que podem lhe dar vantagens, ou são simplesmente "filmes noturnos" para entreter a mente consciente enquanto a consciência descansa?"
Ainda de acordo com Raymond, pesquisas mostram que temos em média sete períodos de sonho, cada um com uma duração de até 45 minutos - toda a noite, durante toda vida. Os cientistas também estabeleceram que que o sonho é vital para determinar o seu bem - estar. Cobaias do sono que tiveram seus sonhos interrompidos por um determinado período, revelaram um alto nível de estresse emocional.
Ótimo, sua importância ficou clara, mas e sua fonte? Sua origem? de onde vem os sonhos? E porquê?
Está claro que não é produto da mente consciente; ocorre durante o estado do sono, quando a mente consciente está em repouso ( o chamado estado Alfa ). A mente subconsciente é passiva e não é capaz de desenvolver um pensamento lógico, dessa forma ela não pode ser criadora de um sonho altamente complexo e ardiloso... o subconsciente somente pode expelir o que foi inserido anteriormente. Então pra onde isso nos leva?
Os sonhos são complexos, bem orquestrados e imaginativos. A única fonte aparentemente possível, é o que Jung designou de " inconsciente", ou " mente espiritual".
Os sonhos são importantes? Só de existirem, sim. Entretanto, quando considerar a fonte deles, começa, de modo crescente, a clarear-se. Para muitas pessoas, os sonhos são um caminho para se atingir a consciência, onde seu Ser Superior está despendendo de muita energia e esforço para formar e transmitir os sonhos, o mínimo que você pode, é tentar entender a mensagem por trás deles.
Ainda há aqueles que creem que são mensagens vindas de fora, um sinal a se seguir, um conselho pra se ouvir, de qualquer forma, os sonhos nos intrigam, nos afetam e afetam nossa forma de ver as coisas. Qual mãe fica sossegada depois de ter um pesadelo com seu filho? E quantas vezes não dizem que era um aviso do que ia acontecer? Quantas vezes não fomos impedidos de sair de carro, moto ou bicicleta depois da mãe acordar agitada e usando os sonhos como ponto de apoio para o não? Sim...eles são importantes.
E quanto à interpretação deles?
Me mostre uma única pessoa que já não tenha tentado decifrar os símbolos de seu sonho por horas até? Ou que não tenha ficado intrigado por sonhar com coisas tão absurdas? Que nunca tenha ficado verdadeiramente curioso acerca de seus sonhos? Pois é...
Interpretar, não é definitivamente uma tarefa fácil, vai sempre além do óbvio, do simples. Desde a antiguidade, tribos e civilizações sabem que se trata de símbolos acima de tudo, mas relacionar esses símbolos com a realidade e relacionar as duas coisas com decisões baseadas nos sonhos pode confundir mais que explicar, embora pesquisas tenham conseguido explorar uma lista desses símbolos por sua repetição em todos os estudos, chamada de Símbolos Universais, que inclui todas as coisas que continuam para toda a humanidade através dos tempos. Incluso estão as cores, os números, a forma, e a identidade sexual, eles vem da superconsciência e por essa razão são eternos. Um exemplo característico é o meio de transporte - o símbolo universal do avanço espiritual. Assim como a tecnologia material avançou, a ampliação da simbologia também acompanhou seus passos. dessa forma, o meio de transporte deve tomar uma das modernas formas convenientes, como foguetes, aviões, navios à vapor, trens ou automóveis, ou um dos eternos meios de montar um animal ou caminhar.
Ainda falando em interpretação dos sonhos, o célebre psicólogo ( e em minha humilde opinião, um Bruxo de primeira linha ), Carl Jung certa vez afirmou que " Nenhum símbolo relativo a sonho pode ser separado da pessoa que sonha." Tenha isso em mente para melhor acompanhar o que se segue. Perceba que quase todos os símbolos universais têm várias nuances de significados . Na verdade, alguns têm, até mesmo, significados contraditórios. A interpretação de tais símbolos somente pode ser feita por você, o sonhador , mediante a consideração de seus próprios sentimentos a respeito do sonho, do símbolos de sua própria intuição. Toda a ajuda de fora só visa orientar o melhor caminho para que o sonhador não se perca em símbolos que não conhece.
Os sonhos são uma combinação de símbolos complexa e quase sem limites. Pode ser de natureza analítica, julgadora ou terapêutica. A maioria é analítica, isto é, eles fornecem um meio ao Ser Superior para ser interpretado em seu dia-à-dia e em sua vida espiritual. Ele analisará como está sua relação com seu meio ambiente e aos seus semelhantes. Uma "pequena" parte de seus sonhos, são de natureza " profética", para preveni-lo para eventos futuros. ( o percentual de sonhos proféticos varia de pessoa pra pessoa, mas estima-se que somente um entre vinte sonhos, dizem respeito ao futuro ). Mas lembre-se, sonhos trabalham com probabilidades não com certezas. Tudo " pode ser que sim e pode ser que não ". Ainda vale lembra que é preciso observar que, invariavelmente, se os personagens em seus sonhos estão representando você ou um aspecto seu. Então quando você sonhar que está discutindo sua irmã a respeito de alguma coisa,m na verdade você estará vendo uma representação de seu conflito interior - uma parte de você em desacordo com outra parte ( talvez seu aspecto masculino contra seu feminino ) - Sua irmã nesse caso seria só uma forma de você reconhecer e aceitar a mensagem.
Também a quantidade de sonhos terapêuticos depende de pessoa pra pessoa, dependendo simplesmente da necessidade do indivíduo. Se uma pessoa tem um sentimento forte de inferioridade, talvez sua terapia seja sonha que é uma pessoa forte e poderosa, capaz e atrativa. Dessa maneira, o Ser Superior está compeçando a carência psicológica do sonhador. Se uma pessoa tem um forte sentimento de superioridade, ela deve ser levada a baixar um pouco a crista com um sonho que o retrate como uma pessoa fraca, sem defesa e inferior. Embora o sonho frequentemente procure superar os defeitos de caráter.
Sonhos Proféticos somente ocorrerão quando o indivíduo necessite ser preparado para um evento no futuro ( Como eu disse antes, as mães são peritas nesses sonhos ) . Ainda que você não deva se lembrar dele conscientemente, o sonho lhe prepara, subconscientemente , para o impacto que está por vir. Nem todos os sonhos pré-cognitivos são de eventos significativos; alguns podem até mesmo parecer bastante comuns. Mas são importantes do mesmo jeito. Eles programam e preparam a mente subconsciente e consciente, por um período de tempo, a tratar dos eventos e situações futuras de uma maneira adequada .
Relembrando os sonhos
O primeiro passo para interpretar os sonhos é se lembrar deles. Se você tem dificuldades de lembrar, a razão provável é que você os tem ignorado por tanto tempo que o subconsciente nem tenta mais traze-los para a memória consciente. Se esse for seu caso, há a necessidade de se programar para relembrar, o que pode ser facilmente conseguido através de afirmações.
Durante suas meditações e quase antes de dormir repita três vezes com firmeza " EU LEMBRAREI DE MEUS SONHOS " . Libere a ordem . Em seguida repita a ordem para si mesmo, liberando o pensamento e repita uma terceira vez, totalizando nove, pois assim se instrui a si mesmo a se lembrar.
O segundo passo na interpretação dos sonhos consiste em algo que venho dizendo faz um tempo, mantenha caderno e caneta ou lápis próximo de você e anote cada detalhe, tudo mesmo do que se lembrar, preste atenção especial aos números quando esses surgirem e as cores quer compõem o sonho. depois procure deixar o sonho na ordem em que ocorreram o máximo que puder.
Uma vez anotado e organizado, poderá começar a tarefa da interpretação. Avalie seu sonho para ver se ele está relacionado à algum fato importante e recente em sua vida e se há um encaixe entre ambos. Isso pode determinar se seu sonho é literal ou simbólico.
Um sonho literal é aquele no qual o personagem ou imagens do sonho é uma coisa ou pessoa real na sua vida, ou em sua mente, no momento. Se a interpretação literal fizer sentido, então você encontrou a chave. Se isso falha, então seu sonho é naturalmente simbólico.
Sonho simbólico, como já vimos é aquele em que seus personagens ou imagens não podem ser interpretados de maneira literal, dessa forma, a imagem é de um dos aspectos do sonhador. A antiga sabedoria Universal dos símbolos deve,então, ser aplicada.
Crie seu próprio dicionário de sonhos, pois alguns símbolos são pessoais e sua interpretação depende apenas de uma análise mais profunda de seus próprios sentimentos.
Existem ainda os sonhos repetitivos, que se repetem a fim de fixar ou enfatizar seus significados ou assegurar que estão sendo percebidos. geralmente os sonhos vêm numa série de três onde a simbologia muitas vezes pode ser familiar . Outras vezes, são muito complexas, mas facilmente compreendida pelo sonhador. Os sonhos se repetem também podem estra te lembrando de algo que precisa ser concluído e ainda não foi, nessa caso se repetirá até que a conclusão se dê.
Quando há sintonia entre outras pessoas de um mesmo grupo, como as chamadas "almas gêmeas" é comum que ocorram os sonhos em grupo, onde ambos estão sendo submetido à ajustes similares no plano espiritual. A interpretação é feira da mesma maneira, mas com a outra pessoa como um aspecto de si mesmo.
Os sonhos e as Experiências fora do corpo
A lembrança de uma experiência fora do corpo é tão imprecisa quanto os sonhos. Consequentemente é difícil separar os dois e são constantemente confundidos. Uma diferença marcante é a sensação de consciência. Em um sonho, a consciência visual de si é apenas uma direção. Da mesma forma que a visão física, você vê somente o que está à sua frente. e em uma experiência fora do corpo, você também o que está atrás, em cima , dos lados, abaixo - tudo ao mesmo tempo.
Não tente interpretar uma Experiência fora do corpo como faria com o sonho. Isso só iria te confundir ainda mais e confundir seu interior...
Mente Consciente, inconsciente, e Subconsciente
Sonhos fornecem uma linha de comunicação entre inconsciente e consciente. Jung compreendia a mente consciente - o "eu", como uma rolha boiando no enorme oceano do inconsciente. O "eu" é a pequena parte percebida de nós mesmos, enquanto que a psique, submersa no inconsciente, é maior e mais poderosa. Nas profundezas desse oceano, energias invisíveis trabalham e aguardam serem reconhecidas. No inconsciente encontra-se a profunda sabedoria que nos instiga a resolver nossos conflitos e neuroses. Para cumprir seu propósito é que o inconsciente usa os sonhos como mensageiros.
Não se pode prescindir de algum esforço, no sentido de aprender a linguagem do inconsciente, para que possamos realizar o " plano" estabelecido no âmago do ser.
Bhagwan Shree Rajneesh - Osho faz a seguinte consideração à respeito do inconsciente:
" Para Freud, o inconsciente significa simplesmente o consciente reprimido. Assim tudo que é ruim e mau, imoral, tem sido reprimido. Para Freud essa parte reprimida é o inconsciente - mas não para os místicos. Freud esteve estudando a mente patológica e concluiu que bem debaixo do consciente existe uma mente inconsciente. Essa mente carrega tudo que vem sendo reprimido desde a infância, tudo que a sociedade condenou.
Essa parte existe - e continua funcionando. E é muito poderosa, vai pregando peças no consciente.
O consciente é realmente impotente diante desse poder.
Mas para o Tantra e o Yoga, o inconsciente de Freud - é o subconsciente. O consciente obriga algo a se esconder, com medo de que aquilo que foi reprimido, venha à tona. O inconsciente Freudiano não é realmente o inconsciente, mas o subconsciente.
O Tantra fala sobre o real inconsciente, que não está reprimido, mas que é seu mais profundo ser. Seu inconsciente é apenas uma parte dele que chegou à luz, uma décima parte que viu a luz, que se tornou consciente. Nove décimos estão bem escondidos por baixo. esse inconsciente é realmente a fonte de energia vital, do ser, Sua mente consciente é um décimo de toda a mente; e esta mente cria seu próprio centro; esse centro é o ego. Este centro é falso, porque não é o centro de toda a mente, é apenas um fragmento.
O fragmento criou seu próprio centro e esse centro continua fingindo que é o centro de todo o ser. Sua mente inteira tem um centro; esse centro é chamado "o guia". esse centro está no inconsciente e será revelado quando cinco fragmentos, ou metade da mente, vieram à luz. Então o centro que é o guia seaá revelado.
Assim, você não precisa ter medo do inconsciente: é do inconsciente freudiano que você tem medo. Mas, este inconsciente freudiano pode ser jogado fora na catarse."
Osho - O Livro dos Segredos, A Ciência da Meditação
Até a próxima e bons sonhos!
Luz e paz
|