domingo, 9 de junho de 2013



Consciência Objetiva, Intuição e Consciência Cósmica

Consciência Objetiva

A Consciência Objetiva do homem é o conjunto dos processos que lhe permitem perceber e interpretar o mundo terrestre. Nisso ela depende de nossos cinco sentidos físicos e das cinco faculdades objetivas à elas associadas à saber: a visão, a audição, o tato, o paladar e o olfato. Também depende de nossos processos mentais, isto é, de nossa memória, de nossa imaginação e  nosso raciocínio e de maneira geral, daquilo que os psicólogos chamam de funções subjetivas. É fácil compreender que o recebemos do exterior, ao passo que seu aspecto subjetivo está ligado à resposta ( ou reação ) interior que damos essa impressão, ou seja á interpretação das mesmas. Nossa consciência objetiva é muito e ilusória, os cinco sentidos nos induzem, freqüentemente, à erros em nossos julgamentos.
Para que possamos perceber aquilo que os sentidos não podem, como sons vibracionais só alcançados pela sensibilidade canina ou profundidade marítima por exemplo, é preciso ao homem trabalhar tais faculdades tão comuns aos animais, pois às temos dentro de nós adormecidos. E notem que nossa natureza, muitas vezes nos conecta com essa necessidade de percepção e nos envia sinais, que só podem ser reconhecidos pela intuição. Ok, mas o que é intuição?

Intuição

A Intuição é uma faculdade realmente notável. Uma das principais funções no nosso Eu Interior  ( ou da Consciência Cósmica ) que impregna nosso ser. Através da Intuição podemos ter acesso à conhecimentos que não poderíamos por meios convencionais de ensino ou educação. 
Na sociedade de hoje, essa faculdade anda enfraquecida porque nossa educação familiar e escolar não nos ensina a prestar mais atenção ao que os olhos dizem, mas ao que os outros dizem ou escrevem, nunca em nossa voz interior, aliás já há muito tempo que se ensina se tratar muitas vezes de loucura o que antes era sabedoria e dom! O que é um erro e sem dúvidas precisamos corrigir isso para que os verdadeiros valores que levam à evolução total não sejam perdidas para sempre como justiça e verdade.
Veja o que diz um  poeta e místico do século dezenove Ralph Waldo Emerson (1803 - 18882 )

"Crer em seu pensamento, crer que aquilo que é verdadeiro em sua consciência também o é para   todos os homens, isso é genialidade. Exprima sua convicção latente e ela adquirirá um sentido universal, pios o pensamento interior acaba se exteriorizando e nosso primeiro pensamento sempre volta a nós com as trombetas do último julgamento. Familiar a cada um de nós como é a voz da consciência, o grande mérito atribuído a Moisés, Platão ou Milton, vem do fato de que eles absolutamente não se basearam em livros  ou traduções para expressar, não o que outros homens pensavam, mas aquilo que eles próprios pensavam, O homem deveria aprender a captar e seguir esse raio de luz que ilumina interiormente sua consciência, muito mais do que toda literatura dos poetas e sábios . E, no entanto,ele rejeita habilmente sua opinião, pela única razão de que é sua. Em toda obra genial reconhecemos nossos próprios pensamentos antes rejeitados; eles voltam à nós, mais tarde, com certo ar de superioridade. As grandes obras de arte não não tem lição mais perturbadora a nos ensinar. Elas nos ensinam a seguirmos nossas impressões espontâneas com uma obstinação cheia de otimismo, precisamente quando o coro de todas as vozes a elas se opõe. Do contrário, amanhã, um estranho exprimirá com maestria cheia de bom senso precisamente aquilo que nós mesmos pensamos ou sentimos num dado momento e seremos forçados, para nossa vergonha, a receber nossa própria opinião de outrem. "

Consciência Cósmica

Quando treinamos nossa intuição, abrimos os canais para o subconsciente, que atua sob o controle da  Consciência Cósmica, que está presente em todo nosso ser. Na Consciência Cósmica tudo está contido, os cinco sentidos ( consciência objetiva ) , a intuição ( consciência subjetiva ). Somente quando é decomposta é que se pode notar cada uma como é,porém somente quando atingimos a Consciência Cósmica é que estamos permanentemente unido à Inteligencia Divina e a temos presente no âmago do nosso próprio ser.
Desta forma, se compreende que é através desta  consciência, é que  percebemos que estamos unidos uns aos outros à nível interior, desta forma também nos unimos à toda forma de vida da Criação, como se fosse uma corrente elétrica que alimenta muitas lâmpadas, essa energia cósmica nos alimenta à todos.
Um precisa do outro para despertar o deus interno e quando apresenta deficiência, percebemos a dificuldade na evolução, na compreensão e aceitação de diversas situações do cotidiano que poderiam ser evitadas.
Devemos entender que essa Consciência Cósmica contem toda a sabedoria do Universo e encerra todo o conhecimento do presente, do passado e do futuro, não somente da humanidade, mas também de nossa vida pessoal. Essa consciência possui a chave de todos os mistérios do Universo e de sua própria vida. É isso por hoje... Boa leitura!

Luz e Paz



4 comentários:

  1. SEM PALAVRAS...SUAS CARTAS ESTÃO CADA VEZ MAIS SÁBIAS....ETA...S.SEBASTIÃO QUE FEZ BEM P/ OCÊ, HEM?! RSRS ....SORTE MINHA....RS

    ResponderExcluir
  2. Muito bem conceitos de memória objetiva, subjetiva,intuição e cósmica, excelente explicação. Grato.

    ResponderExcluir