terça-feira, 30 de abril de 2013

Aventura



    Bom dia, meus queridos!

    A carta do dia é a carta da aventura,então vamos à ela...






    Aventura

    O Zen diz: " Que la verdad no tiene nada que ver con la autoridad, que la la verdade no tiene nada que ver con la tradición, que la verdad no tiene nada que ver con el pasado. La verdad es una realización radical, personal: debes acceder a ella."  ( "A verdade nada tem a ver com a autoridade, a verdade nada tem a ver com a tradição, a verdade nada tem a ver com o passado. A verdade é uma realização radical e pessoal : deves conectar-se com ela.")


    Eu digo que é chegado o momento de tomadas as decisões que estão sendo adiadas há muito tempo... E o tempo é preciso demais para der desperdiçado com dúvidas que travam o crescimento e o sucesso desejados.

    Dê aventura ao espírito, e ele te guiará para o mais próximos possível das realizações. Inspire-se na Mãe Natureza e nas maravilhas do homem moderno! Arrisque-se, atreva-se mais,porque, o que importa mesmo é o caminho percorrido.
   Só não vale ficar escravo dos medos que te fazem ficar parado(a) no mesmo lugar. A vida é uma aventura maravilhosa para só vê-la através de outras pessoas. Permita que o espírito te leve e siga leve ao encontro de coisas belíssimas!

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Contato comigo

Contato comigo



E então? Tem gostado do que vê aqui? Quer conhecer melhor meu trabalho personalizado?
Então entre em contato comigo e marque uma hora...
cel.:012 88147653 ( oi )
      012 82279604 ( tim )



Ou me mande um email: 

birmavp@gmail.com


Atendimento das 12:00 às 20:00 de segunda à sábado.



Um grande abraço.

Luz e Paz!

A Mente



Olá...bom-dia!

A carta de hoje:





    A Mente

    Particularmente, não gosto muito quando da inspiração que me vem junto dessa carta numa sequência aberta aos meus clientes(eles bem sabem disso...rs).Para a minha alegria a carta do dia busca outro tipo de inspiração,muito diferente daquela usada para ajudar a clarear a situação abordada pela(o) consulente.Como isso é possível?Também não sei,uma vez que não gasto energia colocando nomes em sentimentos que são íntimos e tão naturais...Sei que isso parece meio desleixado,mas não é!Sou assim, sempre simplificando o máximo que posso dessa vida já tão confusa e carente das coisas simples...
Ponderação feita, vamos afinal `a carta para o dia de hoje!

No livro "Tarot Osho Zen - El juego transcendental del zen)" editora Gaia, encontramos a seguinte descrição

     "Esto es lo que sucede cuando olvimos que la mente está hecha para ser un sirviente y empezamos a desejar que gobierne nuestras vidas.Lá cabeza está ilena le mecanismos, la boca vocifera y desvaría, y la atmófera que nos rodea está siendo contaminada por esta fábrica de argumentos y opiniones.Per dices: "espera,la mente es lo que nos haces humanos, es la fuente de todo progresso, de todas las grandes verdades". Si crees en esto,ententa un experimento: ve a tua habitación,cierra la puerta, pon una cinta para grabar y concédete el permisso de decir, de expressar, todo lo que hay em tu mente. Si permites realmente que salga todo sin ninguma censura o control,te quedarás sorprendido con la cantidad de basura que arrojarás como se fuera um vómito.
      El Page de las Nubes te está diciendo que algún lugar, está atrapado en un "enredo mental". Echa una mirada y asegúrate que no eres tú."

Tradução:


     "Isto é o que acontece quando esquecemos que a mente é feita para ser um servo e começamos a governar a nossa cabeça,começamos a governar nossas vidas.A cabeça está cheia de mecanismos, e a boca vocifera desvairada, e toda atmosfera que nos rodeia está sendo poluído por este argumentos das fábricas de opiniões.Porem digo: " Espere,  a mente é o que nos torna humanos, é a fonte de todo progresso, de todas as grandes verdades".  Se você acredita nisso, tente uma experiência: vá para tua casa, feche a  porta, coloque uma fita virgem para gravar e dê-se a permissão de dizer, de expressar, tudo em sua mente. Se você realmente deixar tudo para fora, sem nenhuma censura ou controle, você vai se surpreender com a quantidade de lixo que vai lançar como se fosse um  vômito.  A página das Nuvens está lhe dizendo que em algum lugar está preso em um "emaranhado de espírito." Dê uma olhada a se certificar de que você não é um deles. "



       Pois é...minha carta de hoje para o mundo, descreve muito bem esse ar carregado que percebemos e que nos revolta de muitas maneiras.Guerras sendo formadas,casais se separando por falta de confiança, filhos que não respeitam os pais ou quem quer que seja...leis que não servem `a todos, uma confusão espiritual que está presente em todos os cantos do planeta...E ainda uma mídia trabalhada pra esconder os fatos do mundo!

       Como se concentrar  em ser feliz em um mundo aparentemente tão caótico?Livrando a mente de tudo que nos tira do caminho evolutivo de nós mesmos...não absorvendo toda carga de energia negativa que atraímos(sim por as atraímos...ou as aceitamos,o que dá quase no mesmo!Se aceitamos,logo ,atraímos) e aprendendo a trocar de lugar com o outro antes de se perder em ódio ou tristeza ou qualquer outro sentimento  que alimente essa nuvem negra crescente em todo planeta.Fácil? Não...mas simples? com certeza!

Luz e Paz!



domingo, 28 de abril de 2013

O Mestre



Olá...Bom dia!
A carta de hoje:

 O Mestre



"A verdade não pode ser ensinada só com palavras...Chega um momento em que é preciso ver e sentir o que é certo para cada vida envolvida numa questão!Buscar conselhos é sempre um bom caminho,mas buscar ouvir o coração e observar os acontecimentos antes da cada tomada de decisão é fundamental...principalmente,porque os conselhos são só feixes de luz num caminho onde antes só havia escuridão...mas a claridade total só vem com a serenidade e equilíbrio e ambos são possíveis quando nos reunimos com a verdade!Não se escondam atrás de desejos que não pertençam à sua realidade,antes aceite-a,para só depois poder mudá-la.E não tenha pressa,não atropele o tempo.Só através da meditação podemos ter um encontro com nosso mestre interior,e somente ele pode ajudar a reconhecer o mestre fora de si!E fora de si há muitos mestres,uns bons,outros não,mas todos com algo a ensinar,bastando apenas vontade de aprender.Seja com o vento,ou o curso de um rio...seja no jeito simples de uma criança dizer o que pensa,ou no afago de uma cão!Lembre-se de que toda a vida ensina...
Ao se sentir perdida(o) em si...busque a companhia de amigos e família...se distraia com um livro e note como também ali,se pode encontrar um mestre...e siga tranquilo de que a resposta ao que buscas chegará...mesmo sem palavra dita!Muitas vezes um abraço querido é mais mestre do que se imagina..."









sábado, 27 de abril de 2013

Um toque de poesia

Um toque de poesia!

 Um poema acabado de nascer...Um presente pra vocês!espero que gostem.Comentem sua opinião,participem,sintam-se à vontade nessa casa que também é sua...






  "Sou o vento que espalha a semente;
    o rio que mata  a sede...
    Sou a lama que forma o barro,de onde veio toda a gente;
    e o raio que acende a chama,que,aliás também sou Eu!
    E por tudo que Sou,tudo Me contém!
    Preciso desse Tudo que Me alimenta,a Vida!
    Ou não mais poderei dar a vida á outrem...
    Cuidem de Minha morada,portanto,
    e cuidarei de Tua alma igualmente...
    e cuide de quem nela adentra,
     por que só no amor,Manteremos a Vida acesa!"







                                                                                  



Pesquisando as palavras barro e lama para escolher uma imagem,encontrei junto da carta acima a seguinte referencia sobre um mito,que eu mesma ainda não conhecia,então achei interessante dividir com vocês!



"Certo dia, ao atravessar um rio, Cuidado viu um pedaço de barro.   
Logo teve uma idéia inspirada. Tomou um pouco de barro e começou a dar-lhe forma. Enquanto contemplava o que havia feito, apareceu Júpiter. 
Cuidado pediu-lhe que soprasse espírito nele. O que Júpiter fez de bom grado. 

Quando, porém Cuidado quis dar um nome à criatura que havia moldado, Júpiter o proibiu. Exigiu que fosse imposto o seu nome.

Enquanto Júpiter e o Cuidado discutiam, surgiu, de repente, a Terra. Quis também ela conferir o seu nome à criatura, pois fora feita de barro, material do corpo da terra. Originou-se então uma discussão generalizada. 

De comum acordo pediram a Saturno que funcionasse como árbitro. Este tomou a seguinte decisão que pareceu justa: 

"Você, Júpiter, deu-lhe o espírito; receberá, pois, de volta este espírito por ocasião da morte dessa criatura. 

Você, Terra, deu-lhe o corpo; receberá, portanto, também de volta o seu corpo quando essa criatura morrer. 

Mas como você, Cuidado, foi quem, por primeiro, moldou a criatura, ficará sob seus cuidados enquanto ela viver. 

E uma vez que entre vocês há acalorada discussão acerca do nome, decido eu: esta criatura será chamada Homem, isto é, feita de húmus,que significa “terra fértil" 



Silêncio


 E vamos para a carta do dia!
O baralho que escolhi pra hoje é o que tem me acompanhado mais em meus trabalhos,o Tarot Osho Zen,mas pretendo escolher cartas de outros baralhos também!




Silêncio!


       "Desfrute de tua solidão,faça um mergulho em si mesmo,se as coisas andam confusas ao redor...
        Mas grite e grite alto se o silêncio já começou  a incomodar!No momento em que vivemos,todo tempo é valioso,mas é chegada a hora,das horas serem um pouco esquecidas,mas como fugir dos ruídos do cotidiano e das atividades do mundo?Silencie o interior...buscando o que agrada,não importa o que seja ou quem"...Poderia continuar assim,mas a verdade é que mundo não vai silenciar por ninguém,o progresso não permite e os espaços que antes poderiam ser usados como refúgios,quase não existem ou estão longe do alcance de todos,portanto é momento de buscar o silêncio em si!Três minutos por dia,bastam para iniciar a vontade de não se perder em tanta confusão.Trabalhar a quietude com tantos gritos de socorro ao redor não é nada fácil,mas necessário para uma vida mais tranquila e saudável...
       Nossa grande Mãe Terra também precisa se curar de toda essa gritaria,acostumada que estava com a musica universal,hoje quase calada ante o caos.Não se trata de calar as palavras ou a voz alta,mas silenciar o mal crescente nas pequenas coisas,nos pequenos atropelos e tropeços causados pelo acesso de pressa...Trata-se de calar o ódio,a amargura,o desejo de vingança e de guerra!Trata-se de calar as desconfianças,as traições,os vícios mundanos,os exageros!De calar a fome,o preconceito e a inveja...três minutos...só respirando fundo e calmamente já desencadeiam o processo de cura da alma.Pensem nisso!
        Antes de calarem o que vai mal no mundo é preciso saber calar a si mesmo!




Meu início

Meu início

 Bom dia!Agora que deixei minha timidez tecnológica de lado,sinto uma fagulha de empolgação com toda essa novidade diante de mim!Rs...espero ficar bastante viciada para termos um blog com conteúdo que agradem a todos.
Me foi sugerido postar uma carta por dia e eu já havia pensado nisso,embora com receito de ser só mais uma nas redes...Então me lembrei que somos todos seres únicos,com idéias parecidas,uma mesma intenção de informar e esclarecer o que puder.E sempre há espaço para mais uma forma de ver as coisas!
Antes de apresentar a carta de hoje,sinto a necessidade de contar um pouco de como tudo começou...


E começou assim...


       Venho de uma família de quatro irmãos, onde eu sou a mais velha... Pai militar ( e severo, como os são, os militares!) e mãe do lar (como se dizia). Minha mãe sempre foi uma mulher forte, lutadora e bastante ardilosa (uma necessidade sendo esposa de meu pai, as coisas nem sempre eram um mar de rosas ).
     Digo ardilosa, porque ela se desdobrava  para praticar seu dom e poder ajudar quem a procurava precisando de uma orientação na vida. Isso mesmo... Ela era cartomante, e das boas! Ela usava cartas velhas, comuns...as mesmas com as quais nós brincávamos de castelinho no chão da sala... Fazia parte dos planos dela que seu material de trabalho ficasse mesmo espalhado pelo chão, desta forma meu pai não desconfiaria do que ela fazia enquanto ele estava no trabalho. Me lembro bem das mulheres que frequentavam a casa e ficavam momento longos (e hoje sei o quanto longo, era esse tempo!) diante dela, sentadas à mesa com o baralho entre elas, muita fumaça de cigarro (se ela soubesse o que sabe hoje, a fumaça não faria parte dessa lembrança! ) e sempre um copo d'água que ninguém bebia, depois a mulher se levantava, sorria e dava dinheiro pra ela...minha mãe a levava até a porta, se despedia e assim que entrava ia direto e rápida até o copo com a água e a despejava no vaso sanitário ou na pia da cozinha... Certa vez quase bebi da água, mais por querer entender tudo aquilo do que por sede. Hum...ela ficou bastante brava nesse dia e então me explicou que tudo de ruim que estava com aquela mulher estava na água e que me faria mal beber. Não entendi como o "mal" poderia caber num copo tão pequeno ( do tipo americano), mas nunca mais toquei nos copos d'água quando o baralho estava em sua função. Assim era a rotina com a cartomancia de minha primeira mestra...ela atendendo e eu quietinha.Contava nessa época, com a idade de cinco anos  de idade e me lembro que  ficava ouvindo e observando atrás das portas. E aprendei, aprendi muito sem nem mesmo me dar conta do tamanho do despertar...Também minha mãe, não se dera conta do quanto eu havia assimilado, até certa vez, quando uma de suas clientes veio com sua filha quase da mesma idade que eu...então minha mãe me pediu pra brincar um pouco com ela enquanto o atendimento acontecia ( e isso acontecia com uma boa frequência, portanto eu brincava bastante! ).
   Brincava... De cartomante! Eu a imitava...ou pensava que sim. Como baralho não faltava na casa (sério...era carta pra todo lado ), juntava um punhado e abria as cartas para as filhas das clientes.Bom, um dia, minha mãe se levantou pra pegar água com açúcar para a tal mulher e quando passou pela porta do quarto onde eu estava, me ouviu repetir para a menina a mesma coisa que ela havia dito lá... a notícia não era boa (embora eu nada me lembre do assunto abordado, nunca lembro...rs ), sei porque a mãe da menina estava chorando la na cozinha com minha mãe, mas só sei porque me lembro da menina também chorar no quarto e fui pedir ajuda...de repente a casa era um choramingo, minha mãe desconcertada, triste, mas de olho crescido em mim,espantada. Pronto, ali começara minha iniciação!
       Aprendi o significado de carta carta, de acordo com o estilo, e com a Egrégora de minha mãe! Mas aprendi principalmente o quanto era preciso responsabilidade, respeito, carinho e cuidado com cada uma das pessoas que nos procuram e no modo com que se diz algo à alguém. Aquele evento foi uma aula prática não planejada, mas com efeitos profundos em mim até hoje... Não sou branda, mas essa lição ainda carrego comigo! Mas repito...rs, não sou branda... rs

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Sobre Birma





Sobre BIRMA:



Sou Birma;


Birma de tempos antigos;


Birma de todas as formas ;


Birma de todos os tipos...

Sou Birma.

Birma de muitos bairros;

Birma de muitas ruas;

Birma de muitas histórias

e de história nenhuma...

Sou Birma

Birma que grita;

Birma que muito fala;

Birma que pouco é ouvida...


Sou Birma



Birma de poucos amigos;

Birma de muitos amigos;

Birma de amigo novo todo dia!

Sou Birma,

Birma que é uma;Birma que é 

onze,doze de si;Birma prá 

mim...
...e prá ti!Birma que alegra;

Birma que irrita,

Mas sou Birma no fim das 

contas.Birma que bebe;

Birma que fuma,

Birma que dança,

mas Birma que nada esconde!

Sou Birma...


Birma que chora;

Birma que ri;

Que se magoa e até parece...

Mas não fala de si.

Sou Birma...


Birma antipatica;

Birma riponga;

Birma cheia de si...Mas sou 

assim,

e por ser assim,


sou Birma odiada por aí,mas 

sempre Birma muito amada por 

ti...


Sou Birma.


Birma que se perde;

Birma que logo se 

encontra;Birma que vive em 

constante mudança...

Sou Birma que se diverte com 


pouco;

Birma que exige muito;

Birma detalhista;

e Birma sem memória nenhuma...


Mas sou Birma que não esquece 


uma ofensa;

Nem o que sente;

Sou Birma que sempre espera o 

melhor das pessoas;Birma que 

não se engana duas vezes;

Birma que perdoa;

Birma que não julga;

Birma que comenta;

Birma que deixa passar e

Birma que se vinga se a dor for 

grande demais...

Sou Birma e sou muitas e sou 


única

E sou tua;

em todas as minhas formas!!



Birma.P.D

É preciso começar!

É preciso começar!




E eis que, de repente, me vejo num mundo de possibilidades!
Tanta coisa pra dizer, pra aprender, desenvolver e absorver... Que me perco, divagando por onde seria legal começar! E como saber? O assunto é tarô. Ok, mas é só isso? O que tenho eu a acrescentar que já não tenha sido visto? Como colocar em um blog, coisas que sempre estiveram tão dentro de mim? E por tanto tempo?
E como colocá-las de forma simples, num mundo que aprendeu a só complicar?
Por meses, portanto, permaneci em silêncio pensando nisso... E percebi que também tenho medo dessa novidade toda, senti tanto medo que acabei por complicar a iniciativa...rs, pois é, cartomantes e tarólogas também sentem medo e se vêem num círculo de bloqueio e fuga! Depois de refeito o equilíbrio, bora tentar entender como funciona toda essa ferramenta... Cresço portanto, junto com vocês e com todo esse trabalho, que espero, fique ao agrado! Até o próximo passo...rs