domingo, 11 de outubro de 2015

tarobirma: Falando em ervas...

tarobirma: Falando em ervas...: Que saudades dessa casa! Desse lar de palavras e temas que me dão muito prazer escrever... Trago uma novidade para o blog... ervas! As ...

Falando em ervas...


Que saudades dessa casa! Desse lar de palavras e temas que me dão muito prazer escrever...
Trago uma novidade para o blog... ervas! As mesmas que andei mostrando no grupo Papo de Bruxa e que têm nos ensinado bastante e aproximado muitos com base nos mesmos interesses, uma vez que elas ( as ervas ) fazem parte das escolhas mágicas de toda bruxa e bruxo que adentram na Velha Arte! Espero que todos gostem também aqui...

Escolhi uma das minhas raízes favoritas para dar início à essa nova etapa do blog:


                                                     Gengibre (Zingiber officinale)
Meu primeiro contato com o gengibre, segundo minha memória, foi numa festa junina que acontecia ao lado da escola Tito Máximo, onde hoje é um parquinho e posto de saúde municipal, na década de 70, primeiro pelo cheiro do tradicional quentão que exalava por toda a área, depois experimentando a tal bebida quente que todos amavam, e só se podia ver uma vez por ano ( nunca entendi a razão, rs ) e nas tais festas! Quando eu era criança ainda se faziam quentão sem bebida alcoólica para que as crianças não ficassem de fora... Assim que provei, ame... lembro até hoje da sensação de formigamento na ponta da língua, do líquido quente descendo pela garganta e bater no estômago... e um calor que se espalhava pelo corpo todo, trazendo conforto e aconchego... Nunca mais deixei de ter em casa, mesmo que eu não o use e sobre... sei que está limpando meu ambiente... Nativo da Ásia, o gengibre é uma raiz tuberosa usada tanto na culinária quanto na medicina. A planta assume múltiplos benefícios terapêuticos: tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal. Portanto é mais uma aliada nas dietas.
Numa das pesquisas descobri que: "O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. O gingerol é responsável pelo sabor picante do gengibre.
As propriedades terapêuticas do gengibre se devem à ação conjunta de várias substâncias, principalmente encontradas no óleo essencial do gengibre, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
O gengibre também é rico em substâncias termogênicas que ativam o metabolismo do organismo e potencializam a queima de gordura corporal. 



A raiz é composta por vitamina B6, assim como nos minerais potássio, magnésio e cobre, mas tais propriedades se tornam pouco relevantes levando-se em conta o consumo diário da planta. Como trata-se de uma especiaria, bastam pequenas quantidades do gengibre no chá ou preparações culinárias para aromatizar as preparações. Note que a tabela de valores nutricionais abaixo considera 100g de gengibre, porém o uso numa receita pode não alcançar a 2g."
Eu, coloco em tudo se deixar... exagero até! Amo colocar um pedacinho em sucos e vitaminas... em bolos, bolinhos de chuva então...hum! Mas foi recentemente ( cerca de dois anos ) que aprendi com a Ana Txai, uma amiga querida, que um banho feito com seu pó é um poderoso limpador espiritual... tão forte e bom que se exagerar, corre o risco de se sentir vazio por um tempo! Ganhei dela mesma, minha primeira versão em pó ( que ainda tenho um tiquinho, rs ). Usei e olha... senti de imediato seus efeitos e seu poder atuando! Se já amava... agora é essencial que não falte! Mas minha grande gratidão à essa raiz não vem nem das festas juninas nem do banho com o pó, mas um xarope... que adiantou em anos a cura de meu filho que nasceu com sinusite crônica que quase o levou para um centro cirúrgico quando ele ainda tinha somente 10 dias de nascido! Trata-se de uma receita caseira, caiçara de Ilhabela... um senhor benzedor, que antes de morre só pediu que sua receita de xarope se espalhasse, pois era importante curar. assim me foi passada a história junto com a receita na sala de espera do hospital na ilha mesmo... e assim processo sempre que falo em gengibre, ou sinusite, ou xaropes... O lucas hoje tem 17 anos... nunca mais teve alergias sérias... nunca mais tomou antibióticos fortes... nunca precisou da cirurgias, conseguimos escapar dela até agora! Vamos à receita do xarope:
Você vai precisar de:
* Gengibre - uma colher grande bem cheia- esprema e reserve
* Alho - a mesma colher também bem cheia - esprema e reserve
* 01 limão - raspe a casca e reserve, esprema o sumo e reserve, pique o bagaço e reserve
* Hortelã da folha grossa, ou hortelã brava - uma colher cheia das folhas picadas
* açúcar ( mascavo, orgânico )
Modo de fazer:
Leve seu caldeirão ou chaleira ou panela ao fogo com o açúcar para derreter e quando estiver em calda clara ( para não amargar ) vá juntando tudo devagar e em ordem... mexa e se precisar junte um fio de água filtrada... quando notar que cozinhou tudo ( leva um tempinho que cabe à cada um observar, pois cada fogão atua de um modo ) apague o fogo e passe para um vidro esterilizado ( basta ferver vidro e tampa em água filtrada para isso ). Não coe... faz bem comer essa mistura. Não ponha na geladeira enquanto estiver em uso num tratamento ( asma, sinusite, bronquite, pneumonia ) dê uma colher sempre que tossir demais ou quatro vezes aos dia... e vão diminuindo na medina em que o paciente mostra alívio, depois dê uma vez por semana... a cada quinze dias e uma vez por mês, durante três meses... daí é só festa... e você só vai usar em prevenções ou gripes comuns...